• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

De 15 a 26/3, Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres destaca a participação das mulheres e a tomada de decisões na vida pública



15.03.2021


Programação

De 15 a 26/3, Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres destaca a participação das mulheres e a tomada de decisões na vida pública/onu mulheres igualdade de genero geracao igualdade direitosdasmulheres csw

 

Uma pesquisa recente mostrou que, apesar do maior envolvimento e representação das mulheres na vida pública, ainda está distante a igualdade total nas mesas de tomada de decisão. Além disso, a violência on-line e offline contra as mulheres na vida pública também é generalizada. A pandemia COVID-19 exacerbou os desafios no que diz respeito aos direitos das mulheres, tomada de decisões e participação igualitária na sociedade. Os dados mais recentes revelam que raramente há paridade de gênero na tomada de decisão nas equipes de tarefa do COVID-19 e nos esforços de resposta em todo o mundo, mas em vários países onde as mulheres ocupam posições de liderança, a resposta à pandemia tem sido particularmente eficaz. Quando mais mulheres ocupam cargos de tomada de decisão, decisões mais inclusivas são tomadas, vozes diversas são ouvidas e soluções diferentes são criadas.

A 65ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), de 15 a 26 de março de 2021, se concentrará em examinar o progresso, as lacunas e definir um roteiro global para alcançar a igualdade plena na vida pública. O tema prioritário deste ano é “Participação plena e efetiva das mulheres e tomada de decisões na vida pública, bem como a eliminação da violência, para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”. O tema da revisão é “Empoderamento das mulheres e o vínculo com o desenvolvimento sustentável” (Conclusões aprovadas da 60ª sessão aqui).

A CSW deste ano é uma ponte importante para o Fórum Geração Igualdade, organizado pela ONU Mulheres e co-patrocinado pelos governos da França e do México, em conjunto com a juventude e a sociedade civil, e será uma oportunidade crucial para mudar nossas sociedades e consolidar as mulheres liderança enquanto nos recuperamos do COVID-19. O Fórum terá início na Cidade do México, de 29 a 31 de março, e culminará em Paris, de 30 de junho a 2 de julho de 2021.

Durante esses tempos sem precedentes e tendo como pano de fundo a pandemia global, pela primeira vez na história, a Comissão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres será realizada quase que inteiramente virtualmente. Os eventos organizados pela ONU Mulheres, em colaboração com outras agências da ONU, organizações e sociedade civil são abertos a todas as pessoas. Informações sobre os mais de 100 eventos paralelos oficiais podem ser encontradas aqui.