• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Dia Internacional da Mulher 2024: Invista nas mulheres: Acelere o progresso



06.03.2024


Dia Internacional da Mulher 2024: Invista nas mulheres: Acelere o progresso/dia internacional da mulher destaques

Neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2024, junte-se às Nações Unidas celebrando o tema “Invista nas mulheres: Acelere o progresso”.

O mundo está enfrentando muitas crises, que vão desde conflitos geopolíticos até níveis crescentes de pobreza e os impactos escalonados das mudanças climáticas. Esses desafios só podem ser abordados por soluções que empoderem as mulheres. Ao investir nas mulheres, podemos provocar mudanças e acelerar a transição para um mundo mais saudável, seguro e igualitário para todos.

Dados importantes

  • US$360 bilhões: É necessário um adicional de US$360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero plena.
  • 20%: Reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB per capita em 20%.
  • 300 milhões: Reduzir as diferenças nos cuidados e expandir serviços com empregos decentes poderia gerar quase 300 milhões de empregos até 2035.

 

Se as tendências atuais continuarem, mais de 342 milhões de mulheres e meninas poderão estar vivendo em extrema pobreza até 2030. Para garantir que as necessidades e prioridades das mulheres sejam consideradas, os governos devem priorizar o financiamento sensível ao gênero e aumentar os gastos públicos com serviços essenciais e proteção social.

Os formuladores de políticas também devem valorizar, reconhecer e considerar a contribuição vital que as mulheres dão às economias em todo o mundo através do trabalho de cuidado remunerado e não remunerado. As mulheres gastam cerca de três vezes mais tempo em trabalho de cuidado não remunerado do que os homens e, se fosse atribuído um valor monetário a essas atividades, elas representariam mais de 40% do PIB.

Investir nas mulheres e defender a igualdade de gênero impulsiona um futuro em que todos podem prosperar na sociedade, criando um mundo de oportunidades ilimitadas e empoderamento para todos.

 

Acompanhe nos textos abaixo as principais temáticas debatidas durante este ano: