• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Espaço de liderança para as mulheres



08.03.2021


Reivindicando o espaço das mulheres na liderança

 

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Shirley Chisholm, a primeira congressista negra dos EUA disse uma vez: “Se eles não lhe derem um assento à mesa, traga uma cadeira dobrável”.

O futuro é melhor com mulheres em todas as mesas onde as decisões são tomadas. Mulheres pioneiras como Shirley Chisholm têm reivindicado seu espaço e exigido a inclusão e igualdade das mulheres ao longo da história, e agora depende de nós.

Em todos os setores, comunidades e sociedades, as mulheres têm contribuições importantes para a liderança. De política e corporações a esportes e STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a liderança diversificada beneficia a todas as pessoas. As lideranças precisam representar as pessoas a quem servem para compreender melhor seus desejos e necessidades.

Este ano, no Dia Internacional da Mulher, estamos celebrando a liderança feminina em todas as suas formas e conclamando as mulheres e feministas em todo o mundo a reivindicar seu espaço na liderança e na tomada de decisões.

Negócios e empreendedorismo

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Ilustração: Alva Skog
Foto: Matthew Mawson/Alamy Stock Photo

Mesmo com uma nova alta recorde de CEOs mulheres de empresas Fortune 500 em 2020, apenas 7,4% das empresas na lista são dirigidas por mulheres, e as mulheres têm menos probabilidade de serem empresárias e enfrentam mais desvantagens ao iniciar negócios. As mulheres também enfrentam formas cruzadas e múltiplas de práticas discriminatórias no local de trabalho que as impedem de progredir em suas carreiras e reivindicar posições de liderança, como assédio sexual, disparidade salarial de gênero e falta de políticas favoráveis à família.

Cinco maneiras de mudar a política e a cultura para que mais mulheres possam reivindicar cargos de liderança no mundo do trabalho:

  1. Exija salário igual para trabalho de igual valor.
  2. Solicite políticas de licença parental que apoiem mães e pais.
  3. Exija políticas de tolerância zero para o assédio sexual e a violência no local de trabalho.
  4. Divida igualmente o trabalho doméstico e o de cuidar em casa.
  5. Exija representação igual das mulheres nas salas de reuniões.

 

Esporte

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Ilustração: Alva Skog Foto: Christian Bertrand/Alamy Stock Photo

De atletas a executivas, mulheres líderes no esporte inspiram mulheres e meninas de todas as esferas da vida a se empenharem por seus sonhos. Elas desafiam os estereótipos de gênero e mudam as atitudes sobre os papeis de gênero, fornecem espaços seguros e justos para mulheres e meninas e as ensinam sobre o trabalho em equipe e a perseverança. Sem a liderança feminina, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 nunca se tornariam os primeiros Jogos Olímpicos com igualdade de gênero, com participação de atletas femininas em quase 49%.

Apesar do progresso e de muitos recordes quebrados, as mulheres continuam a ser excluídas de certos esportes e recebem muito menos do que os homens em salários e prêmios em dinheiro em todo o mundo.

Cinco maneiras de ajudar mulheres a reivindicar posições de liderança no esporte:

  1. Aumente a consciência, mude as percepções – qualquer esporte é um esporte para mulheres e meninas.
  2. Exija pagamento igual e prêmio em dinheiro para eventos femininos e masculinos.
  3. Assista, leia sobre e apoie atletas e equipes femininas.
  4. Use o esporte como uma plataforma para falar pela igualdade e como uma ferramenta para empoderar mulheres e meninas.
  5. Denuncie o sexismo em eventos esportivos e celebre os sucessos das mulheres atletas.

 

Ciência e resposta COVID-19

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Ilustração: Alva Skog Foto: Franck Chapolard/Alamy Stock Photo

Para superar a pandemia COVID-19 e se recuperar da crise global em curso, o mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres. Na linha de frente da resposta, mulheres e meninas são profissionais de saúde e inovadoras, pesquisando vacinas, tratamentos pioneiros e inspirando meninas a serem forças do bem em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

As mulheres na ciência estão nos conduzindo em direção a um mundo mais seguro, muitas vezes arriscando suas vidas, pois representam 70% entre profissionais de saúde e de assistência social. No entanto, elas permanecem sub-representados na tomada de decisões e liderança, pois representam apenas 30% das lideranças no setor de saúde global.

Barreiras sistêmicas, preconceito de gênero, discriminação e estereótipos de gênero continuam a impedir que as mulheres cresçam nas carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que consequentemente limita a diversidade de inovadores que estão tentando encontrar soluções para os desafios mais urgentes, das mudanças climáticas à crise COVID-19. Para melhores soluções que beneficiem a todas as pessoas, precisamos de mais mulheres líderes na ciência.

Cinco maneiras de ajudar mulheres a reivindicar liderança na ciência:

  1. Aumente a conscientização entre crianças, educadores e pais para rejeitar o preconceito de gênero – qualquer carreira STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é uma carreira de mulher.
  2. Encontre e eleve mulheres e meninas nos campos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
  3. Ouça a experiência das mulheres e tenha confiança em suas pesquisas.
  4. Mentore mulheres e meninas em ciência e tecnologia, incentive-as a ter objetivos elevados.
  5. Defenda a inclusão das mulheres na resposta e recuperação da pandemia COVID-19 em nível nacional e local.

 

Ação Climática
As mulheres em todo o mundo são desproporcionalmente afetadas pelas mudanças climáticas. Os desastres humanitários induzidos pelo clima costumam piorar as desigualdades de gênero existentes, deixando mulheres e meninas sujeitas a taxas mais altas de violência, desnutrição e muito mais. Sem mulheres líderes no movimento climático, as soluções e a resposta à emergência climática continuarão a excluir as necessidades das mulheres e a minar seus direitos.

Mulheres e meninas têm liderado movimentos ambientais e de ação climática, mas os homens ocupam 67% dos papeis de tomada de decisão relacionados ao clima. A justiça climática e a sustentabilidade ambiental dependem da liderança de mulheres e jovens.

Cinco maneiras de apoiar a liderança das mulheres na ação climática:

  1. Apoie e eleja mulheres líderes que estão pressionando por políticas ambientais.
  2. Exija ação governamental para um mundo zero carbono.
  3. Ouça e amplifique as vozes de mulheres e meninas no movimento climático.
  4. Exija representação igual das mulheres em forças-tarefa de ação climática, equipes, comitês, etc. em nível local e nacional.
  5. Leia e compartilhe histórias de mulheres na vanguarda da ação climática em todo o mundo.

 

Tomada de decisões, política e vida pública

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Ilustração: Alva Skog
Foto: UN Women/Ryan Brown

As mulheres servem como Chefas de Estado ou de Governo em apenas 22 países, e 119 países nunca tiveram uma líder mulher. Apenas 25% dos assentos parlamentares nacionais são ocupados por mulheres e os dados de 133 países indicam que as mulheres representam apenas 36% dos membros eleitos dos órgãos deliberativos locais.

Quando as mulheres estão sub-representadas nas tomadas de decisão públicas, as políticas podem não refletir suas necessidades e prioridades. Se não tomarmos medidas decisivas para empoderar e permitir que mais mulheres reivindiquem a liderança na política e na tomada de decisões públicas, não alcançaremos a igualdade nos níveis mais altos por mais 130 anos.

Cinco maneiras de ajudar as mulheres a reivindicar liderança política:

  1. Apoie as candidatas feministas.
  2. Apoie o alcance da comunidade e o treinamento de capacitação para mulheres que enfrentam formas múltiplas e cruzadas de discriminação para participar da vida pública e da política.
  3. Clame por cotas de gênero a serem adotadas e aplicadas, e por metas mais ousadas de representação igual.
  4. Exija que a violência contra as mulheres na vida política e pública, tanto on-line como offline, seja criminalizada e prevenida.
  5. Incentive partidos políticos para financiar campanhas de candidatas e promover sua liderança

 

Movimentos e espaços cívicos

Movimentos feministas fortes são a base para democracias prósperas e um catalisador de mudanças positivas.

As mulheres são líderes em todas as formas de engajamento cívico, desde sindicatos e universidades até a mídia e movimentos por justiça social. Esses movimentos desempenham um papel essencial na responsabilização dos governos, bem como na promoção de mudanças sociais.

Em todo o mundo, o espaço para o discurso e os movimentos civis estão diminuindo. Existem mais leis que restringem a liberdade de reunião, criando obstáculos para que organizações e movimentos de mulheres se registrem, se envolvam em advocacy, recebam financiamento externo e relatem e monitorem questões de direitos humanos em alguns países. Mulheres defensoras dos direitos humanos enfrentam campanhas on-line de difamação, ataques físicos, assédio e intimidação. Desde 2008, a repressão da sociedade civil se aprofundou em 26 países, enquanto as condições melhoraram em apenas 17.

Apesar dessas ameaças, as novas gerações de jovens feministas continuam a trazer energia e estratégias inovadoras para a luta pelos direitos das mulheres.

Cinco maneiras de ajudar as mulheres a reivindicar liderança em espaços e movimentos cívicos:

  1. Use sua voz e plataformas nas mídias sociais e engajamentos pessoais para levantar a voz das mulheres líderes.
  2. Financie organizações feministas e organizações de direitos das mulheres.
  3. Ouça e amplifique as vozes e experiências das mulheres, especialmente as de comunidades minoritárias ou marginalizadas.
  4. Exijaque as mulheres defensoras dos direitos humanos, membros de organizações de mulheres e movimentos feministas sejam protegidos da violência.
  5. Ensine à próxima geração a importância da igualdade de gênero e apoie o ativismo de mulheres e meninas.

 

Mídia e entretenimento
A mídia desempenha um papel crítico na amplificação das vozes e histórias das mulheres e chamando a atenção para questões-chave. Mas, com as mulheres ocupando apenas 27%dos cargos de alta administração em organizações de mídia, não é surpresa que filmes, livros, jornais, podcasts e outros meios poderosos continuem a ser dominados por histórias, perspectivas e narrativas masculinas, escritas, produzidas e hospedadas por homens.

Uma análise de filmes populares em 11 países descobriu que 31% de todos os personagens falantes eram mulheres e que apenas 23% apresentavam uma protagonista feminina – um número que espelhava de perto a porcentagem de cineastas (21%). Quando as mulheres são retratadas, muitas vezes são personagens unidimensionais ou objetos sexuais devido à perspectiva machista.

Nos meios de comunicação, apenas 24% das pessoas ouvidas, lidas ou vistas nos jornais, na televisão e no rádio são mulheres. Na cobertura de notícias globais do COVID-19, apenas uma em cada cinco fontes especializadas consultadas eram mulheres.

Precisamos de mais mulheres líderes nas indústrias de mídia e entretenimento para acabar com a sub-representação e os estereótipos das mulheres.

Cinco maneiras de ajudar as mulheres a reivindicar papeis de liderança na mídia:

  1. Denuncie estereótipos e sub-representação das mulheres na mídia e no entretenimento quando você vir.
  2. Consuma mídia criada por e sobre mulheres.
  3. Exija representação igual e diversa na tela e nos bastidores.
  4. Leia, assista e ouça artigos sobre igualdade de gênero e peça mais.
  5. Seja ativa e ativo em plataformas on-line para amplificar a voz das mulheres e enfrente a violência e o assédio às mulheres criadoras.

 

Agricultura

Espaço de liderança para as mulheres/onu mulheres ods noticias direitos humanos direitosdasmulheres

Ilustração: Alva Skog
Foto: UN Women/Ryan Brown

 

Uma vez que mais de um terço do emprego feminino está na agricultura, aumentar o acesso das mulheres à terra e fornecer melhor apoio às agricultoras é essencial.

As mulheres garantem a segurança alimentar de suas comunidades e criam resiliência climática. Mas quando se trata de possuir terras, acessar insumos agrícolas, financiamento e tecnologias para resiliência climática, elas são deixadas para trás dos homens. Essas agricultoras, apesar dos desafios adicionais que enfrentam, geralmente são as guardiãs do conhecimento tradicional e as administradoras dos recursos naturais em suas comunidades. Sua experiência e percepções valiosas podem nos levar a uma melhor compreensão da gestão de recursos escassos e mitigação de riscos climáticos.

Cinco maneiras de apoiar a liderança das mulheres na agricultura:

  1. Defenda o aumento de dados sobre mulheres rurais e mulheres na agricultura.
  2. Exija que as mulheres tenham controle igualitário e propriedade da terra, inclusive por meio de direitos de herança, em todos os países do mundo.
  3. Compre de fazendas locais administradas por mulheres ou empresas relacionadas.
  4. Apoie organizações de mulheres que treinam e empoderam mulheres na agricultura.
  5. Amplifique as vozes das mulheres rurais enquanto elas clamam pela igualdade de gênero.

 

Construção da paz
A liderança das mulheres é a chave para a paz sustentável e é necessária com urgência à medida que os conflitos e as crises humanitárias se tornam cada vez mais complexos, violentos e prolongados a cada dia. Embora as mulheres frequentemente enfrentem maiores níveis de violência e desigualdade em tempos de guerra e instabilidade, elas estão na linha de frente dos esforços para liderar suas comunidades em direção a soluções pacíficas.

Quando grupos e lideranças de mulheres estão envolvidos em negociações de paz, é mais provável que um acordo seja alcançado e implementado. No entanto, a maioria dos negociadores, mediadores e signatários em processos de paz ainda são homens.

Cinco maneiras de ajudar as mulheres a reivindicar liderança em processos de paz:

  1. Insista para que as mulheres tenham assento na mesa de paz como mediadoras, negociadoras, signatárias e testemunhas dos acordos de paz.
  2. Exija que a experiência em gênero esteja disponível em todo o processo de paz e os direitos das mulheres e uma perspectiva de gênero sejam incluídos nas disposições do acordo de paz.
  3. Acredite no poder da solidariedade das mulheres e fortaleça as redes e coalizões de mulheres.
  4. Apoie e financieorganizações de mulheres que operam na linha de frente da construção da paz local e resposta humanitária.
  5. Solicite serviços que respondam e previnam a violência de gênero em ambientes de conflito e pós-conflito e protejam as mulheres construtoras da paz e defensoras dos direitos humanos.