• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Histórias de mulheres ativistas são destaque no Caminhão Conhecendo os ODS



01.12.2022


Iniciativa itinerante começou a roda o Brasil em agosto, promovendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável por meio de informação e atividades lúdicas; rota de 2022 encerrou em Boa Vista (RR)

Histórias de mulheres ativistas são destaque no Caminhão Conhecendo os ODS/ods noticias moverse igualdade de genero empoderamento economico cidade 50 50 brasil5050 brasil 50 50

Além do caminhão, a iniciativa conta com 13 tendas para apresentação dos ODS (Foto: ONU Mulheres / Lairyne Silva)

Boa Vista (RR) foi o último município a receber em 2022 o Caminhão Conhecendo os ODS. A iniciativa, que tem rodado o país desde agosto, busca promover a transformação social por meio de conhecimento e informação. Além do caminhão, a iniciativa também conta com 13 tendas onde são apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cerca de 200 pessoas passaram pelas instalações no Parque Anauá, na capital roraimense, no último dia 26 de novembro.

Realizada pela NTICS Projetos, a ação conta com a participação do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Escola da Integridade, Ivan Ciro Palomino, Koernerz, ONU Habitat, ONU Mulheres, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Pacto Global Rede Brasil, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e Refúgio 343. Em Boa Vista, as atividades incluíram apresentação da gastronomia indígena, realidade virtual, oficinas, artesanato, atividades práticas, exposições, rodas de conversa, oficinas de robótica e de brinquedos, distribuição de mudas frutíferas e vídeos interativos.

“Depois que caminhão percorreu alguns estados do Brasil, chegamos à 12° cidade, que é em Boa Vista. Em Roraima, para essa programação, nós convidamos algumas instituições e organizações para levar para a população o que são os ODS de forma prática e como levar isso para o dia a dia”, ressaltou o representante da NTICS na Amazônia, Belmond Viga.

Mulheres em destaque – A ONU Mulheres foi convidada a participar da iniciativa para explicar e promover o ODS 5, ligado à Igualdade de Gênero. Para isso, em uma parede dentro do caminhão, foram apresentadas histórias de cinco mulheres atuantes em diferentes áreas que contribuem para a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Histórias de mulheres ativistas são destaque no Caminhão Conhecendo os ODS/ods noticias moverse igualdade de genero empoderamento economico cidade 50 50 brasil5050 brasil 50 50

ONU Mulheres levou histórias inspiradoras para pessoas que entram no caminhão (Foto: ONU Mulheres/Lairyne Silva)

Uma das histórias em exposição é a de Yidri, venezuelana que enfrentou dificuldades com a família ao chegar no Brasil. Ela esteve entre as beneficiárias das oficinas e atividades promovidas por ONU Mulheres, ACNUR e UNFPA a partir do programa conjunto LEAP, apoiado pelo Governo de Luxemburgo. Com informação e apoio, ela deu início a um pequeno negócio de fabricação de sabonetes – atividade que desenvolve até hoje e que garante o sustento da família em Boa Vista.

Outra história inspiradora é de Luiza Batista Pereira, que se tornou referência em atuar pelos direitos das empregadas domésticas no Brasil. Com mãe e pai agricultores, ela viveu as restrições e dificuldades do trabalho infantil. Hoje, Luiza é Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e luta por melhorias nas condições do trabalho doméstico, trazendo assim, mais reconhecimento e valorização para essa profissão, aumentando a autonomia das mulheres e o alcance da igualdade de gênero.

Histórias de mulheres ativistas são destaque no Caminhão Conhecendo os ODS/ods noticias moverse igualdade de genero empoderamento economico cidade 50 50 brasil5050 brasil 50 50

A estudante Isadora escreveu no mural como ela idealiza a cidade do futuro (Foto: ONU Mulheres/Lairyne Silva)

Inspiração e troca de experiências – Isadora Pinho é estudante de Arquitetura e visitou a estrutura montada dentro do caminhão. Ela se encantou com tantas informações e histórias e não perdeu a oportunidade de interagir, escrevendo no mural como ela imagina a cidade do futuro. “Estou achando tudo muito bonito. Como estudante de arquitetura, nós aprendemos a ter essa visão de uma cidade sustentável, inclusive vamos falar sobre os ODS em sala de aula. No mural, eu escrevi que a minha cidade do futuro deve ter mais acessibilidade, porque a cidade foi feita para as pessoas e hoje as pessoas não conseguem acessar todos os meios que a cidade tem para oferecer. A cidade que a gente vive hoje é para carros, para empresas, indústrias e não para pessoas. Temos que ter espaços mais acessíveis”, refletiu.

Histórias de mulheres ativistas são destaque no Caminhão Conhecendo os ODS/ods noticias moverse igualdade de genero empoderamento economico cidade 50 50 brasil5050 brasil 50 50

Estudantes do curso de edificações explicam para os visitantes sobre o ODS 11 (Foto: ONU Mulheres/Lairyne Silva)

Lariza Sousa e seus colegas foram convidados a participar do evento e apresentaram sobre a ODS 11, sobre Cidades e comunidades sustentáveis. O momento serviu de experiência e aprendizado. “Somos estudantes do curso de Edificações e dentro do que trabalhamos temos disciplinas voltadas para a gestão ambiental. Quando uma obra é realizada, é preciso verificar meios de que não prejudique o meio ambiente”, completou.

Sobre a iniciativa – Esta edição do Caminhão Conhecendo os ODS iniciou em agosto e, até fevereiro de 2023, irá passar por 13 cidades em sete estados brasileiros. Para saber mais, acesse https://conhecendoosods.com.br/caminhao/