• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Jovens grafiteiros farão mural na Casa da ONU para marcar o Dia Internacional da Juventude



11.08.2014


 

Na mesma ocasião, o Sistema ONU promoverá um debate sobre os desafios enfrentados pelos jovens negros no Brasil em relação à violência e à ampliação de suas escolhas e oportunidades

Uma em cada cinco pessoas vivendo hoje no planeta tem entre 15 e 24 anos e quase 85% dessa população jovem vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Censo de 2010, os jovens de 15 a 29 anos representam cerca de ¼ da população e formam um grupo bastante heterogêneo. Além da diversidade, a desigualdade é um elemento marcante deste grupo, fortemente influenciada pelo preconceito, pela discriminação racial e pelo racismo.

A Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.

Os números justificam esta preocupação. Segundo estimativas de População Residente do Datasus/MS de 2012, o Brasil tem população jovem de 52,2 milhões de pessoas. Dados do mais recente levantamento feito pelo Datasus mostram que, em 2012, mais de 30 mil morreram em razão de homicídios, o que representa mais da metade dos homicídios no Brasil (53,38%). Deste grupo, 77,02% das vítimas são negras. O número de homicídios de jovens negros é três vezes maior que de jovens brancos.

No contexto das comemorações do Dia Internacional da Juventude, o Grupo Assessor da ONU sobre Juventude realiza nesta terça-feira (12/8) um dia de eventos na Casa da ONU, em Brasília, com o tema Juventude Negra e a Paz.

Das 9h00 às 12h30, jovens grafiteiros do Distrito Federal criarão um painel comemorativo sobre o tema nos muros do Complexo Sergio Vieira de Mello – com inauguração prevista para as 17h. Das 14h30 às 17h, haverá um debate com jovens – mediado pelo apresentador e sociólogo Big Richard – sobre temas em destaque na agenda da juventude brasileira, como preparação para uma campanha nacional de sensibilização sobre a Juventude Negra e a Paz, que será lançada em novembro deste ano pela ONU.

O Grupo Assessor da ONU sobre Juventude é composto por nove organismos do Sistema ONU no Brasil (PNUD, UNICEF, UNESCO, UNFPA, ONU Mulheres, UNODC, OIT, ONU-Habitat e UNV), pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e por organizações da sociedade civil representadas pelo CONJUVE. O evento contará com a presença do coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, e de representantes dos organismos da ONU que compõem o Grupo.

A ONU e a Juventude – As Nações Unidas enxergam a juventude como uma força positiva para a transformação e acreditam que jovens mulheres e homens devem desempenhar um papel fundamental no processo de construção do desenvolvimento humano sustentável. Com isso em vista, a ONU desenvolveu o Plano Sistêmico de Ação das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Jovens, baseado nas seguintes áreas temáticas: emprego, empreendedorismo, inclusão política, engajamento cívico e proteção de direitos, educação, incluindo educação sexual abrangente, e saúde. O plano é uma chamada para que países e instituições invistam na formação dos jovens.

Em 17 de Dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como Dia Internacional da Juventude. A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

Dessa forma, na próxima terça, 12 de agosto de 2014, debates e campanhas serão realizados pela ONU em todo o mundo para encorajar os governos e o público em geral a conhecer e entender as necessidades dos jovens, a implementar políticas com foco na juventude, assim como promover a inclusão e participação de jovens na política.

A Pesquisa Agenda Juventude Brasil, publicada em 2013 pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que as maiores preocupações dos jovens atualmente são: segurança e violência, emprego e profissão, saúde, educação e drogas.