• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Minidocumentário inédito conta histórias de projetos de empreendedorismo de mulheres na cadeia têxtil



26.03.2018


Projetos foram beneficiados pelo edital “Empodera”, uma parceria entre ONU Mulheres, Instituto Lojas Renner e Lojas Renner S.A.

Assista aqui ao minidocumentário | Assista aqui ao teaser

Minidocumentário inédito conta histórias de projetos de empreendedorismo de mulheres na cadeia têxtil/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres ods noticias igualdade de genero empoderamento economico direitosdasmulheres

Tânia Nunes, participante de oficina

No marco do mês das mulheres, a ONU Mulheres, o Instituto Lojas Renner e a Lojas Renner S.A. lançam minidocumentário inédito sobre os projetos de empreendedorismo de mulheres beneficiados pelo edital Empodera. A iniciativa apoiou financeiramente um total de 15 micro-empreendimentos com o objetivo de fortalecer a atuação das mulheres no setor têxtil e promover a igualdade de gênero na cadeia de valor, beneficiando mais de 1.000 mulheres.

O minidocumentário conta as histórias das empreendedoras de diferentes regiões do Brasil, e também de mulheres direta e indiretamente impactadas por esses empreendimentos. Os recursos financeiros investidos por meio do edital possibilitaram a compra de maquinário e matéria-prima, a capacitação de funcionárias, a geração de empregos, o aumento da produção e o desenvolvimento de melhorias nos processos produtivos e nas condições de trabalho, promovendo ainda a independência financeira de muitas mulheres.

Além do recurso financeiro, os projetos receberam um acompanhamento da gestão dos empreendimentos, com capacitação voltada para as questões de relações de trabalho, empoderamento das mulheres e igualdade de gênero.

“O projeto Empodera é um exemplo prático e concreto de que, quando você investe nas mulheres de baixa renda, quando você investe nas organizações de mulheres que estão querendo produzir, que querem entrar na sua cadeia de valor, o empoderamento acontece”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

O projeto “Empodera” é resultado do trabalho da ONU Mulheres com empresas engajadas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), da ONU Mulheres e do Pacto Global, que criam oportunidades para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Foi nesse escopo que surgiu a parceria com a Lojas Renner S.A. e o Instituto Lojas Renner.

“A ONU nos ajuda a refletir sobre o que a gente precisa melhorar no desenvolvimento do nosso negócio, para sermos cada vez mais sustentáveis. Além disso, reforça a importância de as empresas exercerem o seu papel dentro da sociedade e fazerem uma transformação social dentro do meio em que elas têm a capacidade de fazer”, Vinicios Malfatti, Diretor Executivo do Instituto Lojas Renner.

O investimento na autonomia econômica das mulheres é fundamental para alcançarmos a igualdade de gênero, a erradicação da pobreza e o crescimento econômico inclusivo. As mulheres são fortemente afetadas pela pobreza, discriminação e exploração baseada em gênero. Isso significa que elas frequentemente têm trabalhos informais, instáveis e com salários injustos, ou trabalhos domésticos não-remunerados, o que também restringe o acesso delas a ativos econômicos, como terra e empréstimos, e limita a sua participação na definição de políticas econômicas e sociais. Por outro lado, segundo relatório de 2016 do Instituto Global McKinsey sobre as implicações econômicas da desigualdade, o avanço das mulheres adicionaria 12 trilhões de dólares ao PIB global até 2025.

Por meio de parcerias, a ONU Mulheres vem buscando promover a habilidade das mulheres de assegurar trabalhos decentes, acumular renda, e influenciar instituições e políticas públicas que determinam o crescimento social e o desenvolvimento. Ao beneficiar micro-empreendedoras, o projeto Empodera ajuda as mulheres a conquistarem maior acesso e controle sobre seus recursos e a contribuírem decisivamente para um desenvolvimento econômico de maneira sustentável.

Por meio de depoimentos pessoais, o documentário mostra que o empoderamento econômico das mulheres é chave para a sua emancipação e impacta positivamente o desenvolvimento da família e da comunidade. O documentário foi produzido entre janeiro e março de 2018 e pode ser conferido na íntegra pelo canal da ONU Mulheres no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VPcBI4Ymuog

Projetos beneficiados:

 

Instituição Nome do Projeto Localidade
AFDDFP – Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular Das Pretas da Uneafro São Paulo – SP
AMAC – Associação de Mulheres do Assentamento Cajueiro Costurando Cidadania e Renda Poço Redondo – SE
AMP – Associação das Mulheres Pintadenses Tecendo Sonhos Pintadas – BA
ASPLANDE – Assessoria & Planejamento para o desenvolvimento Mulheres Sempre Vivas Tecendo Solidariedade Rio de Janeiro – RJ
Associação Comunitária das Mulheres Quilombolas da Comundiade de Malhada Grande Produção agroecológica de algodão –  mulheres quilombolas tecendo autonomia Catuti – MG
Associação Polo de Moda Da Serra Gaúcha Artesanato e Design: Empreendedorismo e Economia Criativa Caxias do Sul – RS
Centro Comunitários Beneficente dos Moradores de Salema Mulheres das Águas de Salema Rio Tinto – PB
Centro de Formação Padre Vigne ConstruART Feira de Santana – BA
Cooperativa Central Justa Trama A trama justa da moda que inclui: costureiras, artesãs e sustentabilidade Porto Alegre – RS
Coopersol – Cooperativa Mista Solidária de Chapecó Viabilidade e fortalecimento do empreendimento têxtil de Chapecó Chapecó – SC
Instituto Nelson Mandela UPcycling! Uso Diferente Consumo Consciente! Rio de Janeiro – RJ
Instituto Pró-Rei Despertando a Empreendedora São Paulo – SP
Martimar Planejamento Promoção Artistica e Cultural LTDA ME Nós Afrotropical – Protagonismo de Mulheres Negras Rio de Janeiro – RJ
PROJARI – Associação Beneficente São José Fio da Esperança Guaíba – RS
Rede Asta Projeto Re-costura Rio de Janeiro – RJ

 

Sobre a parceria – A Lojas Renner S.A., signatária dos Princípios de Empoderamento de Mulheres, elaborados e difundidos pela ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento de Mulheres) e pelo Pacto Global das Nações Unidas, ampliou sua declaração de apoio à igualdade de gênero nos negócios através do projeto Empodera.

Em 2016, a Lojas Renner S.A., em parceria com a ONU Mulheres, implementou o projeto para promover a igualdade de gênero em toda a sua cadeia de valor, incluindo colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral, por meio de investimentos financeiros.

O Instituto Lojas Renner – organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), figura jurídica distinta da Lojas Renner S.A. – é responsável por gerir os investimentos sociais privados da companhia. A instituição investe, principalmente, em projetos voltados ao empoderamento econômico e social de mulheres na cadeia têxtil.

A Lojas Renner S.A. tem o Instituto Lojas Renner como parceiro executor no Princípio 6 de Empoderamento da ONU Mulheres: Liderança comunitária e engajamento, cujo objetivo é promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa de direitos humanos.