• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres: 13 anos de trabalho pela igualdade de gênero



05.10.2023


ONU Mulheres: 13 anos de trabalho pela igualdade de gênero/Em julho, a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo, comemorou seu 13º aniversário.

Desde sua criação, em 2 de julho de 2010, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU Mulheres tem trabalhado para colocar os direitos, as prioridades e as vozes das mulheres no centro das agendas nacionais e globais.

Os resultados alcançados ao longo dos anos não teriam sido possíveis sem o apoio e o trabalho conjunto dos movimentos de mulheres e feministas que lutam incansavelmente na América Latina e no Caribe para garantir que a igualdade de gênero ocupe o lugar central que merece.

Ao longo desses 13 anos, a ONU Mulheres envidou seus melhores esforços para tornar a igualdade de gênero uma realidade para mais mulheres e meninas em toda a sua diversidade.

Entre eles, a promoção de iniciativas regionais para a adoção de sistemas integrados de atendimento como propostas estruturais abrangentes que garantam os direitos daqueles que necessitam de atendimento, bem como os direitos daqueles que o prestam.

Na área da violência contra mulheres e meninas, houve um progresso significativo na prevenção do feminicídio e da violência de gênero na América Latina e no Caribe.

A Marco Global RESPETO, desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), apoiou políticas e programas para prevenir a violência contra mulheres e meninas na região.

Também promoveu a implementação de diretrizes e protocolos para melhorar o acesso à justiça e gerar respostas mais eficazes por parte dos Estados.

Por meio da Iniciativa Spotlight, a ONU Mulheres fortaleceu a capacidade das organizações da sociedade civil na luta contra a violência de gênero e promoveu mudanças no diálogo público e a promulgação de políticas públicas e leis em diferentes países da região.

No campo da ciência comportamental e da masculinidade, estratégias baseadas em comportamento para envolver os homens na prevenção da violência contra mulheres e meninas foram desenvolvidas com sucesso em vários países.

Todo esse trabalho também resultou no aumento do debate e da conscientização sobre a igualdade de gênero, bem como no aumento do empoderamento das mulheres para que se manifestem e defendam seus interesses.

Neste 13º aniversário, a ONU Mulheres reafirma seu compromisso de continuar trabalhando incansavelmente pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres em todo o mundo.

A ONU Mulheres convida todos os indivíduos e organizações a se unirem à causa da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres, para continuar avançando em direção a sociedades mais justas e igualitárias.