• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e COI lançam nova iniciativa Igualdade de Gênero por meio do Esporte na CSW67 em Nova Iorque



10.03.2023


A ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançaram o projeto “Igualdade de Gênero por meio do Esporte”, uma nova iniciativa conjunta que utilizará o esporte como uma ferramenta para promover a igualdade de gênero e prevenir a violência contra meninas e mulheres. O projeto foi anunciado durante um evento co-organizado por ONU Mulheres, COI e Missão Permanente de Monaco como evento paralelo da 67ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW), que está ocorrendo atualmente na sede da ONU em Nova Iorque, EUA.  

ONU Mulheres e COI lançam nova iniciativa Igualdade de Gênero por meio do Esporte na CSW67 em Nova Iorque/uma vitoria leva a outra

ONU Mujeres Argentina

“Esse projeto é resultado de um trabalho entre as regiões para escalonar e multiplicar o impacto de nossa atuação com gênero e esporte”, avaliou Sarah Hendriks,Diretora de Programas, Política, Divisão Intergovernamental da ONU Mulheres. “Sabemos o papel do esporte para conduzir o avanço da igualdade de gênero por meio de seus valores inerentes, como trabalho em equipe e resiliência. O ecossistema esportivo tem grande poder de gerar essa energia de mudança, mas para isso é necessário um poderoso networking de várias organizações para advocacy e ação coletiva.” 

Ao lançar a iniciativa, Lydia Nsekera, membro do COI e presidente da Comissão de Igualdade e Diversidade de Gênero, disse: “O projeto visa apoiar as organizações esportivas e de desenvolvimento comunitário, assim como os formuladores de políticas, em três continentes, para abordar as importantes questões de igualdade de gênero e violência baseada no gênero através de programas baseados no esporte”. 

Construindo sobre o sucesso do programa Uma Vitória Leva à Outra no Brasil e na Argentina 

O projeto Igualdade de Gênero por meio do Esporte se baseia na parceria de longa data da ONU Mulheres com o COI, a partir da qual foi criado o programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO).  

Este programa emblemático, que usa o esporte como ferramenta para prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil e na Argentina, foi reconhecido como um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e foi replicado na Argentina como um legado dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. 

Como parte do projeto Igualdade de Gênero por meio do Esporte, ONU Mulheres e COI  lançarão um programa de duração de um ano de transferência de conhecimento, garantindo a troca de informações e insights gerados através do UVLO na América Latina com o Sudeste Asiático e o Pacífico. 

O projeto será orientado pela estratégia Olimpismo365 do COI, que foi expressamente projetada para fortalecer o papel do esporte como um importante facilitador para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). 

 

ONU Mulheres e COI lançam nova iniciativa Igualdade de Gênero por meio do Esporte na CSW67 em Nova Iorque/uma vitoria leva a outra

 

O papel do esporte no avanço da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres 

Realizado pela ONU Mulheres, COI e a Missão Permanente de Mônaco junto à ONU, como co-presidente do Grupo de Amigos do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, o evento paralelo da CSW intitulado “Esporte para a Geração Igualdade – Fortalecendo o Papel do Esporte no Avanço da Igualdade de Gênero e no Empoderamento das Mulheres”  reuniu, na manhã desta sexta (10/3), cerca de 300 líderes em igualdade de gênero e esporte para explorar modelos de programas inovadores e abordagens de defesa para promover a igualdade de gênero no e por meio do esporte. 

Com o tema deste ano da CSW focado em como a inovação e o mundo digital impactam as mulheres e meninas, as pessoas participantes também tiveram a oportunidade de explorar as estratégias atuais para abordar e responder à violência de gênero cibernética dentro e fora do esporte, e discutir o papel que o esporte pode desempenhar na conscientização, abordagem e combate à violência de gênero cibernética na sociedade.  

Entre os participantes do evento paralelo estavam especialistas em igualdade de gênero de todo o mundo, incluindo Ana Moser, ex-jogadora de vôlei, olímpica e Ministra do Esporte do Brasil, bem como a Embaixadora Isabelle Picco e ex-diretora executiva da ONU Phumzile Mlambo-Ngcuka. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que no próximo ano farão história como os primeiros Jogos Olímpicos totalmente iguais em termos de gênero, também foram representados no evento por Iris Bazin, Gerente de Inclusão, Solidariedade e Igualdade em Paris 2024. 

No painel “Políticas e programas responsivas a gênero para promover a igualdade no esporte”, a Ministra Ana Moser reforçou o compromisso da pasta em promover o esporte para todas e todos e de trabalhar em rede para construir espaços seguros para que meninas e mulheres pratiquem esportes em nível regional e nacional.  

“Avançar na igualdade de gênero é um enorme desafio global, um desafio que estamos comprometidos a enfrentar no Brasil. No que se refere ao esporte, nos dedicamos a proporcionar empoderamento e caminhos para que mulheres e meninas se envolvam cada vez mais em atividades físicas e esportivas”, destacou a Ministra Ana Moser. “Ao implementar políticas públicas destinadas a todos e cada um dos brasileiros, não esqueceremos de integrar as questões de igualdade de gênero na implementação dessas políticas.” 

Estrutura do Esporte para a Igualdade de Geração 

Além de oferecer uma plataforma para o intercâmbio das melhores práticas, enfrentar os desafios emergentes e refletir sobre as abordagens políticas, o evento também proporcionou uma oportunidade para incentivar os governos, as organizações da ONU, o esporte para o desenvolvimento e as organizações de paz, e todos aqueles que trabalham dentro do movimento esportivo a se inscreverem no marco do Esporte para a Geração Igualdade.  

Lançado pela ONU Mulheres e pelo COI em 2020, esta coalizão visa acelerar o progresso para tornar a igualdade de gênero uma realidade dentro e através do esporte através de um conjunto de princípios comuns e objetivos alinhados. 

Sarah Hendrick, Diretora de Políticas, Programas e Divisão Intergovernamental da ONU para Mulheres, sublinhou: “O futuro precisa de um compromisso intergeracional significativo com todas as raças, gêneros e pessoas de diferentes habilidades, para que em todo o mundo, uma menina de 10 anos em 2023 seja uma jovem mulher próspera em 2030”, disse ela. 

“Para milhões de meninas em todo o mundo, elas podem se beneficiar enormemente do esporte – e se tornar a geração que não conhece divisões ou discriminação baseada em gênero. Mas elas precisam de apoio. Não vejo nenhum outro campo tão poderoso como o esporte para influenciar a próxima geração”.  

A #CSW67 segue até o dia 17 de março na sede da ONU em Nova Iorque.