• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília promovem, de 22 a 25/3, seminário sobre os desafios da participação política das mulheres no Brasil



18.03.2021


Realizado com apoio do jornal Folha de S. Paulo, evento terá quatro dias de programação, com painéis que dialogam em torno de temas referentes à 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres, o maior encontro da ONU sobre igualdade de gênero e direito das mulheres

Transmissões acontecerão no canal Youtube da ONU Mulheres Brasil

O Brasil apresenta uma das menores taxas de representação feminina nos espaços de poder no mundo e na região, de acordo com dados apresentados no ATENEA, diagnóstico conduzido pelo PNUD e pela ONU Mulheres que analisa os direitos políticos das mulheres. Criadas em 1995 para corrigir os desequilíbrios da representatividade política, as cotas eleitorais surgiram como expressão de garantia à igualdade de participação de mulheres e homens na política. Embora as cotas já existam há mais de duas décadas, as mulheres ainda são sub-representadas em posições de liderança e somente há pouco tempo foi possível ultrapassar o patamar de 10% de mulheres em cargos legislativos.

Com o objetivo de qualificar o debate sobre as cotas eleitorais e os desafios da participação política das mulheres no Brasil, a ONU Mulheres e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília/Núcleo de Pesquisa Flora Tristán realizam entre os dias 22 e 25 de março o evento virtual “Participação Política das Mulheres e Cotas no Brasil”. Com painéis diários transmitidos ao vivo no canal da ONU Mulheres no YouTube sempre às 17h30, o seminário reunirá um grupo de acadêmicas e acadêmicos, jornalistas e especialistas de diferentes áreas para uma série de debates que envolvem paridade política.

Realizado com apoio do jornal Folha de S. Paulo, o seminário aborda assuntos que estão no foco da 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW65), o maior encontro da ONU sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres, que começou na segunda (15/3) e segue até o 25 de março com o tema “Mulheres na vida pública: igualdade de participação na tomada de decisões, fim da violência, alcance da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas”. O encontro reúne os Estados-Membros da ONU, organizações da sociedade civil e especialistas para construir um consenso e chegar a um acordo sobre um roteiro para avançar a igualdade de gênero. O relatório com o diagnóstico dos desafios para a participação das mulheres nos 25 anos que nos separam da realização da IV Conferência Mundial Sobre a Mulher de Pequim será lançado em português durante o seminário “Participação Política das Mulheres e Cotas no Brasil”.

O painel de abertura, dedicado a análises sobre os 25 anos de cotas eleitorais para mulheres no Brasil, terá exposições de Clara Araújo (UERJ), Danusa Marques (UnB), Luciana Lossió (ex-ministra do TSE) e Marlise Matos (UFMG), com mediação de Flávia Lima (Folha de S. Paulo), além da ONU Mulheres.

Na terça (22), a discussão sobre modelos de cotas e financiamento envolverão Carlos Machado (UnB), Flávia Rios (UFF), Lígia Fabris Campos (FGV-RJ), Luciana Oliveira Ramos (FGV-SP) e Fernanda Mena (Folha de S. Paulo). Já na quarta (23), análises regionais e globais sobre paridade política e democracia ficarão sob responsabilidade de Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil), Flávia Biroli (UnB), Drude Dahlerup (Universidade de Estocolmo) e Georgina Cárdenas Acosta (Universidad Nacional Autónoma de México), com mediação e Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo). A programação se encerra na quinta (25), com uma oficina sobre mulheres, política e informação, ministrada por Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil) e Suzana Singer (Folha de S. Paulo).

Veja a programação completa:

Painel 1: Segunda (22/3), às 17h30 – 25 anos de cotas eleitorais para mulheres no Brasil
Expositoras:
Clara Araújo (UERJ), Danusa Marques (UnB), Luciana Lóssio (ex-ministra do TSE), Marlise Matos (UFMG) e ONU Mulheres
Mediação: Flávia Lima (Folha de S. Paulo)

Painel 2: Terça (23/3), às 17h30 – Modelos de cotas e financiamento: gênero, raça e democracia eleitoral
Expositoras:
Carlos Machado (UnB), Flávia Rios (UFF), Lígia Fabris Campos (FGV-RJ) e Luciana Oliveira Ramos (FGV-SP)
Mediação: Fernanda Mena (Folha de S. Paulo)

Painel 3: Quarta (24/3), às 17h30 – Democracia e paridade de gênero, onde estamos em termos globais e regionais
Expositoras:
Ana Carolina Querino (ONU Mulheres Brasil), Flávia Biroli (UnB), Drude Dahlerup (Universidade de Estocolmo) e Georgina Cárdenas Acosta (Universidad Nacional Autónoma de México)
Mediação: Sylvia Colombo (Folha de S. Paulo)

Oficina: Quinta (25/3), às 17h30 – Mulheres, política e informação: Iniciativa Global Pacto de Mídia
Exposição: Isabel Clavelin (ONU Mulheres Brasil)
Mediação/Debate: Suzana Singer (Folha de S. Paulo)

Os painéis serão transmitidos no canal da ONU Mulheres no YouTube.

 

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil

Isabel Clavelin: isabel.clavelin@unwomen.org
61 98175 6315

Gabriela Pereira: gabriela.pereira@unwomen.org
61 98175-6772