• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Países da América Latina e Caribe aprovam “Compromisso de Santiago”, para acelerar esforços para cumprimento da agenda regional de igualdade de gênero



03.02.2020


XIV Conferência Regional sobre Mulheres na América Latina e no Caribe foi organizada pela Cepal, com apoio da ONU Mulheres, entre 27 e 31 de janeiro de 2020

 

Países da América Latina e Caribe aprovam “Compromisso de Santiago”, para acelerar esforços para cumprimento da agenda regional de igualdade de gênero/noticias igualdade de genero

 

Os países da região, reunidos na XIV Conferência Regional sobre Mulheres na América Latina e no Caribe, no Chile, aprovaram na última sexta-feira (31/1), o Compromisso de Santiago, que estabelece “tomar todas as medidas necessárias para acelerar a implementação efetiva da Plataforma de Ação de Pequim e a Agenda Regional de Gênero, fortalecendo a institucionalidade e a arquitetura de gênero por meio da hierarquia de mecanismos para o avanço das mulheres e a incorporação da perspectiva de gênero nos diferentes níveis do Estado”.

Isso será alcançado, afirma o acordo, “aumentando, de acordo com as realidades, capacidades e leis nacionais, a alocação de recursos financeiros, técnicos e humanos, orçamento de gênero e monitoramento e prestação de contas, com intuito de fortalecer a aplicação de políticas de igualdade no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ”.

Entre os 48 pontos do Compromisso de Santiago, destacam-se acordos para erradicar a violência de gênero, conceder acesso universal a serviços de saúde integrais, incluindo serviços de saúde sexual e reprodutiva, promover a participação do trabalho das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, implementar políticas e programas que contribuam para o envelhecimento saudável e ativo, que incluem uma perspectiva de gênero, reduzem a diferença salarial e aumentam a representação das mulheres nos processos de tomada de decisão, a fim de alcançar a democracia de paridade, entre outros.

Os países também se comprometeram a “implementar políticas anticíclicas sensíveis às desigualdades de gênero para mitigar os efeitos de crises e recessões econômicas na vida das mulheres e promover estruturas regulatórias e políticas que impulsionem a economia em setores-chave, incluindo o economia do cuidado”, assim como “integrar a perspectiva de gênero nas políticas nacionais de adaptação às mudanças climáticas e mitigar seus efeitos, reconhecendo seus impactos diferenciados nas mulheres, nas adolescentes e nas meninas ”.

“Hoje, a realidade que nossa região está enfrentando nos desafia e nos chama a avançar com um passo muito mais firme em direção ao fim das desigualdades, porque somos muito claros sobre o que queremos: queremos igualdade, que nada seja feito sem nós. Queremos um mundo sem feminicídio, sem violência, com igualdade de salários e questões econômicas”, afirmou Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), na sessão de encerramento. “Chegou a hora de mudar o esquema de gênero em nossos países e acabar com o patriarcado como modelo de sociedade. Chegou a hora de abrir caminho à paridade em todas as suas formas e cenários”, salientou a principal representante da CEPAL.

Durante seu discurso, Isabel Plá, ministra da Mulher e Igualdade de Gênero do Chile, afirmou “fizemos um importante avanço com o Compromisso de Santiago, que representa um passo importante na agenda regional de gênero com acordos que esperamos promover mudanças para as mulheres na América Latina e no Caribe, uma vez que, sem fechar as lacunas sociais, econômicas e políticas que ainda afetam as mulheres, não atravessaremos a porta do desenvolvimento sustentável”. Plá assumiu a Presidência do Conselho de Administração da Conferência até a próxima edição na Argentina em 2022, segundo o acordo dos países.

María-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, enfatizou que “nesses três dias testemunhamos como na América Latina e no Caribe avanços importantes foram feitos em direção à igualdade de gênero. Mesmo assim, ainda há muito a ser feito. As mulheres não podem esperar mais. O Compromisso de Santiago, resultado desta Conferência, deve ser o roteiro que permita à região reconhecer e ‘pagar a dívida’ com as mulheres e menians, que os países contraíram em Pequim há 25 anos, para avançar em conjunto no consolidação da Agenda de Gênero ”.

A reunião, organizada pela Cepal com o apoio da ONU Mulheres, contou com a presença de representantes de 33 Estados-Membros e seis membros associados da Cepal, 365 organizações da sociedade civil, 14 agências, fundos e programas do Sistema das Nações Unidas e 11 organizações intergovernamentais. Destacou-se a participação das vice-presidentes da Colômbia, Costa Rica e El Salvador, bem como cerca de 20 mulheres ministras e autoridades seniôres dos mecanismos de promoção dos direitos das mulheres na região.

O Conselho de Administração da Conferência Regional foi composto pelo Chile, na presidência, e Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Granada, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Vicente e Granadinas, Suriname e Uruguai, nas vice-presidências.