• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Planejamento de programa para promoção da igualdade de gênero, por meio da Cooperação Sul-Sul, reúne sete ministérios e agências das Nações Unidas



09.05.2023


Programa é realizado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) juntamente com a ONU Mulheres; objetivo do encontro foi definir áreas de atuação prioritárias para os próximos anos

Planejamento de programa para promoção da igualdade de gênero, por meio da Cooperação Sul Sul, reúne sete ministérios e agências das Nações Unidas/ods noticias igualdade de genero empoderamento economico

O Programa vem atuando na formação de técnicas e técnicos da ABC para que a transversalização de gênero esteja presente em todos os projetos de cooperação Sul-Sul (Foto: ONU Mulheres/Talita Carvalho)

O Programa Caminhos para a Igualdade, coordenado em parceria pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a ONU Mulheres, reuniu sete ministérios e organizações das Nações Unidas, na última quarta-feira (03) para a construção do planejamento estratégico da iniciativa para o período 2023-2026. Empoderamento econômico, economia do cuidado, transversalização de gênero, participação política e combate à violência contra as mulheres foram alguns dos temas de destaque da oficina.

Estiveram presentes representantes dos Ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos, do Desenvolvimento e Assistência Social, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Planejamento e Orçamento, além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e cinco agências do Sistema ONU no Brasil – Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (PMA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A representante adjunta da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, destacou a importância da presença de representantes das entidades citadas para pensar a Cooperação Sul-Sul na área da igualdade de gênero. “Nos últimos anos, o Programa Caminhos para Igualdade vem ganhando mais relevância e velocidade. No início, ele foi direcionado para um trabalho interno com a ABC e, atualmente, estamos ampliando a atuação para que a iniciativa responda cada vez mais às necessidades da cooperação técnica focadas na igualdade de gênero”, ressaltou.

Cecilia Malaguti, responsável pela Cooperação Técnica Trilateral Sul-Sul com Organismos Internacionais da ABC, também ressaltou e agradeceu a participação de mais de 50 representantes de diferentes áreas. “Esses encontros são fundamentais para o compartilhamento de conhecimentos e desenvolvimento conjunto de estratégias e políticas demandadas pelos países do Sul Global, no qual o Brasil se insere e também pode ser beneficiado por essas ações”.

Planejamento de programa para promoção da igualdade de gênero, por meio da Cooperação Sul Sul, reúne sete ministérios e agências das Nações Unidas/ods noticias igualdade de genero empoderamento economico

Cecilia Malaguti, da ABC, realçou que esses encontros são fundamentais para o compartilhamento de conhecimentos e desenvolvimento conjunto de estratégias e políticas (Foto: ONU Mulheres/Talita Carvalho)

Segundo a gerente de projetos na ONU Mulheres, Livia Salles, a ideia é realizar projetos de cooperação Sul-Sul em temáticas diretamente relacionadas à promoção da igualdade de gênero e também atuar para que a perspectiva da igualdade de gênero seja transversalizada em projetos nos quais que não necessariamente tenham esse tema como central. “A ONU Mulheres entende que a cooperação Sul-Sul é uma ferramenta estratégica para promoção da igualdade de gênero, tanto para o Brasil quanto para os países quem o Brasil troca conhecimentos e práticas”. Lívia também comentou sobre as ações do Programa Caminhos para a Igualdade. “Essa foi a segunda oficina que realizamos, com o objetivo de reunir as prioridades programáticas para os próximos anos”.

Neusa Tito, diretora de Autonomia Econômica e Cuidado no Ministério das Mulheres, também foi uma das participantes da oficina. Ela destacou a importância da oficina, principalmente para possibilitar o compartilhamento de informações, experiências e expectativas. “Acredito que quando trocamos experiências, surgem novas questões e novas ideias. Quando falamos em projetos e políticas focadas em gênero, é necessário entender que as mulheres são diversas, elas são rurais, urbanas, negras, indígenas, trans… Existe uma grande diversidade no ‘ser mulher’ e, nesse contexto, pensar de forma coletiva é o melhor caminho para que essas políticas se efetivem e que, de fato, as mulheres se beneficiem delas”.

Sobre o programa Caminhos para a Igualdade – Assinado em 2018 entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres, o Programa Caminhos para a Igualdade tem como objetivo integrar a perspectiva de igualdade de gênero nos projetos de Cooperação Sul-Sul liderados pelo Brasil. Dentro desse Programa, as organizações cooperantes iniciaram ações conjuntas, com dois resultados principais. O primeiro é a elaboração e implementação e monitoramento, por parte da ABC, de planos e ferramentas para promoção dos direitos das mulheres em ações internas e para sua transversalização em projetos de Cooperação Sul-Sul. O segundo é que o Brasil e países parceiros tenham capacidades institucionais e governamentais fortalecidas para implementação de normas e compromissos internacionais de direitos das mulheres.