• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Por que investir nas mulheres é uma questão de direitos humanos?



06.03.2024


Por que investir nas mulheres é uma questão de direitos humanos?/dia internacional da mulher

Flor de María Ramos, 23 anos, é uma jovem agricultora que vive e trabalha em Chalatenango, El Salvador. Lá, ela participou de iniciativas de empoderamento econômico de ONU Mulheres. Foto: Oscar Levia/ONU Mulheres

Investir nas mulheres é tanto um imperativo econômico quanto uma questão de direitos humanos. É uma questão de direitos humanos porque os sistemas econômicos e financeiros globais são cúmplices na perpetuação da desigualdade de gênero. Ao mesmo tempo, são necessários recursos financeiros para superar esses desafios e construir um mundo que permita a todas as mulheres exerçam seus direitos. Investir nas mulheres permite que elas prosperem, o que contribui para uma prosperidade que pode ser medida em termos financeiros.

Nossos sistemas financeiros e econômicos não funcionam para a igualdade de gênero

O mundo está buscando crescimento às custas da saúde e do bem-estar das pessoas e do planeta. O atual sistema financeiro é movido pelo lucro, que pode ser às custas das mulheres quando os interesses dos investidores não estão alinhados com as necessidades e prioridades das mulheres. A mudança climática é uma consequência do consumo ilimitado de combustíveis fósseis sem considerar seus custos sociais e ambientais. E os impactos desproporcionais sobre mulheres e meninas estão no coração da crise climática. Elas estão mais propensas às consequências negativas das mudanças climáticas.

Mercados e instituições globalmente interconectados moldam as experiências e oportunidades das mulheres de maneiras que nem sempre são equitativas. Por exemplo, devido às normas e atitudes patriarcais sobre mulheres no mundo do trabalho, elas acabam realizando mais trabalho de cuidado e doméstico não remunerado, limitando sua agência econômica, autonomia e bem-estar. As mulheres são responsáveis por três vezes mais trabalho de cuidado não remunerado do que os homens, mas o valor econômico não é contabilizado porque é invisível em métricas como o Produto Interno Bruto (PIB). Uma parcela desproporcional desse trabalho vem de mulheres em grupos de baixa renda, migrantes e racializadas, destacando que as mulheres enfrentam discriminação devido a fatores como gênero, raça, deficiência, nacionalidade e sexualidade.

As mulheres têm apenas 64% dos direitos legais dos homens, e a desigualdade estrutural diminui as oportunidades econômicas das mulheres. As mulheres continuam sendo mais representadas em empregos e setores mal remunerados, e menos representadas onde o potencial de ganho é maior. Esse é apenas um fator que impulsiona as disparidades salariais entre homens e mulheres. Mais da metade de todas as mulheres que trabalham estão na economia informal, que é frequentemente precária e vulnerável, com uma parcela ainda maior — cerca de 90% — em países em desenvolvimento. Globalmente, as mulheres na força de trabalho remunerada ganham em média 20% menos que os homens, uma lacuna que salta para 35% em alguns países. As desigualdades também são impressionantes no mundo dos negócios. Por exemplo, a desigualdade de gênero persiste no número de empresas estabelecidas (32%) e naquelas tentando começar (20%). A desigualdade de oportunidades na economia se acumula ao longo das gerações, prendendo as mulheres na pobreza e impedindo-as de se beneficiarem igualmente do crescimento econômico.

É necessário investir financeiramente para que mulheres exerçam seus direitos

Apesar dos desafios que o sistema financeiro causa para as mulheres, reverter a desigualdade de gênero requer recursos financeiros. O déficit anual projetado do que é necessário para alcançar as metas globais de igualdade de gênero é de US$ 360 bilhões. E evidências mostram que, no ritmo atual de progresso, mais de 342,2 milhões de mulheres e meninas ainda viverão em extrema pobreza até 2030.

Uma das áreas de investimento mais importantes para a igualdade de gênero é a proteção social, que é crucial para reduzir a pobreza e a vulnerabilidade. No entanto, apenas 26,5% das mulheres têm cobertura de sistemas de proteção social abrangentes.

Além dos recursos financeiros, as mulheres precisam ter acesso à terra, informações, tecnologia e recursos naturais. Em 2022, 2,7 bilhões de pessoas ainda não tinham acesso à internet, o que é uma grande barreira para sua capacidade de conseguir um emprego ou iniciar um negócio. As mulheres também têm menos probabilidade do que os homens de ter direitos de propriedade ou posse segura sobre terras agrícolas em 87% dos países onde há dados disponíveis.

Mulheres prósperas impulsionam economias prósperas

Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres não requer um argumento de negócios, porque os direitos humanos são inestimáveis. No entanto, sabemos que as mulheres contribuem diretamente para a economia ao envolver-se em atividades econômicas, incluindo trabalho formal e empreendedorismo, e indiretamente por meio de outras contribuições, incluindo assumir uma parcela desproporcional de trabalho de cuidado não remunerado. Evidências mostram que reduzir as diferenças de gênero poderia impulsionar o PIB per capita em 20%.

Investir nas mulheres pode ser uma oportunidade. Estima-se que reduzir as diferenças existentes em serviços de cuidado e expandir trabalhos decentes criaria quase 300 milhões de empregos até 2035. Estudos também mostram que o investimento no setor de cuidados poderia criar quase três vezes mais empregos do que o mesmo investimento em construção e produzir 30% menos emissões de gases de efeito estufa. Investimentos em cuidados também liberariam muito tempo necessário para que as mulheres se envolvessem em atividades de sua escolha, incluindo atividades econômicas, educação ou lazer. Apesar desses benefícios claros, as mulheres continuam sendo deixadas para trás na economia.

Reconhecer os direitos das mulheres como uma questão de investimento é crítico para criar soluções transformadoras que permitam às mulheres exercer seus direitos, escapar do ciclo da pobreza e prosperar de forma verdadeira. Investir nas mulheres é uma pedra angular para construir sociedades inclusivas. O progresso para as mulheres beneficia a todas as pessoas.