• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Primeiro Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes é sediado pela Costa Rica



03.09.2021


Primeiro Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes é sediado pela Costa Rica/racismo ods noticias mulheres negras direitos humanos

Iniciativa promove reconhecimento, justiça e desenvolvimento voltados para pessoas com descendência africana no mundo inteiro

 

Com uma programação de atividades especiais de 31 de agosto a 4 de setembro, a Costa Rica vai sediar a primeira celebração do Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes. A iniciativa promove o reconhecimento, justiça e desenvolvimento voltados para pessoas com descendência africana no mundo inteiro.  

Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2020, a comemoração surge para promover o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação e promover o patrimônio diversificado e as contribuições extraordinárias da Diáspora Africana. 

Pioneirismo da Costa Rica – Em 28 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas, com o apoio de 52 Estados membros, aprovou a resolução promovida pelo Governo da Costa Rica para proclamar 31 de agosto como o Dia Internacional dos Afrodescendentes. Em reconhecimento ao pioneirismo, o país da América Central foi escolhido para sediar o primeiro Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes, com eventos que serão transmitidos ao vivo para o resto do mundo.  

A celebração vai de 3 de agosto a 4 de setembro e os eventos acontecerão em São José e em Cahuita, localizada no sul do Caribe.   

Agências envolvidas – As atividades foram organizadas pelo Governo da Costa Rica com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Escritório de Direitos Humanos da ONU (ACNUDH) e do Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas (DCG), além do Sistema ONU no país.  

“Esta primeira comemoração internacional é realizada na Costa Rica por ser o país que promoveu esta celebração, cumprindo os compromissos assumidos há mais de cem anos no I Congresso dos Povos Negros do Mundo quando se propôs celebrar as contribuições dos povos afro-colombianos ”, declarou a vice-presidente do país, Epsy Campbell. 

Confira, abaixo, a programação dos cinco dias de evento: 

31 de agosto – Autoridades de alto nível compartilharão suas mensagens especiais com o mundo, incluindo a vice-presidente da República da Costa Rica, Epsy Campbell; a vice-secretária-geral da ONU e presidente do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, Amina J. Mohammed; a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet; e a diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Natalia Kanem. 

Ainda neste dia, às 18h, será realizada uma cerimônia de abertura no Teatro Nacional de San José, que incluirá atividades artísticas e culturais com a participação de grupos nacionais e internacionais como Playing for Change, Rocky Dawuni, Grupo Kawe, Afro Fiesta, Hope Masike, Abel Mafuleni, Emanuel Ntaka e a Banda de Concerto de Limón (Costa Rica). 

O evento será transmitido ao vivo via streaming. 

1 a 3 de setembro – De quarta (1) a sexta-feira (3) acontecerão as sessões para reafirmar os compromissos assumidos para o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento dos afrodescendentes. Esses fóruns articularão as vozes dos afrodescendentes e de outros atores-chave na região e no mundo, relacionados a questões como os direitos dos afrodescendentes e a luta contra o racismo e a discriminação racial contra mulheres e jovens, entre outros. 

Participarão representantes de governos, organizações internacionais e da sociedade civil, além de acadêmicos, artistas e lideranças afrodescendentes. 

Dadas as implicações da pandemia de COVID-19, os eventos terão um formato misto (presencial e virtual) com transmissão de feeds pelos canais oficiais do Governo da Costa Rica, das Nações Unidas e do UNFPA. 

4 de setembro – A comemoração será encerrada no sábado (4), em Cahuita, município da província de Limón, no litoral sul do Caribe, com eventos como um diálogo da sociedade civil afro-costarriquenha, um roteiro gastronômico e exposições culturais organizadas em parceria com moradores da região. 

Às 10h30, será realizada a cerimônia do Diálogo do Tambor para o reconhecimento, a justiça e o desenvolvimento dos afrodescendentes. O evento comemora a abolição do tráfico transatlântico de escravos e acontecerá na costa do Parque Nacional Cahuita, com a participação de artistas de diversas origens.