• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“Queremos um modelo de desenvolvimento sustentável com o cuidado no centro”, afirma diretora regional



05.03.2024


“Queremos um modelo de desenvolvimento sustentável com o cuidado no centro”, afirma diretora regional/maria noel vaeza igualdade de genero empoderamento economico direitosdasmulheres destaques

A diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, María Noel, cumprimenta o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, durante o encerramento do seminário internacional Entre o Global e o Local

A Diretora Regional de ONU Mulheres para a América Latina e o Caribe, Maria Noel Vaeza, afirmou nesta quinta-feira (29) que é preciso trabalhar por um modelo de desenvolvimento sustentável baseado no cuidado. “O que o que queremos é uma sociedade de cuidado. As ministras de gênero já falaram aqui sobre o Compromisso de Buenos Aires e aqui reiteramos: não podemos seguir com o modelo de desenvolvimento que temos. Temos que mudar. O cuidado tem que estar no centro. Isso é muito claro para nós e é uma das conclusões que mais uma vez temos nesse seminário”, disse a diretora.

A declaração foi feita durante o encerramento do Seminário Internacional “Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe” nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, em Belém-PA. O evento foi organizado pelo escritório de ONU Mulheres no Brasil em parceria com sua unidade regional para a América Latina, o Governo Federal, representado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério do Desenvolvimento Assistência Social Família e Combate à Fome (MDS); a Prefeitura Municipal de Belém; com o apoio da Open Society Foundations, da Cooperação Espanhola (AECID) e do Governo de Luxemburgo.

Vaeza citou ainda dois outros desafios que foram debatidos no evento: a interconexão entre os níveis local, nacional e global na concepção e implementação de políticas de cuidado e o papel das mulheres nesta transição de modelos. “Nós mulheres estamos cansadas de não ser consideradas. Por isso, muita ousadia sai desse seminário. Essa ousadia vai permitir que sigamos colocando esse tema de cuidado em toda a América Latina, em todas as comunidades e em todas as localidades.”

Impacto real no avanço de políticas

A representante interina de ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, avalia que um debate qualificado sobre as políticas públicas é o um passo indispensável para provocar mudanças efetivas em direção a uma sociedade do cuidado. “Ouvimos experiências inovadoras de diferentes territórios da América Latina e Caribe. Em cada um desses lugares, desafios semelhantes são superados de maneiras diferentes. Cada uma das pessoas que participam de um encontro como este é uma multiplicadora e retorna aos seus locais de origem com mais ferramentas para incidir e provocar mudança concreta”, afirma.

Ela também destacou a relevância das parcerias de ONU Mulheres, como o projeto Ver-o-Cuidado, com a Prefeitura Municipal de Belém, o “Caminhos para a Igualdade”, iniciativa de cooperação Sul-Sul com o Brasil, e o apoio técnico ao Grupo de Trabalho Interministerial para a concepção de uma Política Nacional de Cuidados. “Nosso propósito é mobilizar e agregar uma rede de agentes de mudança, levando este paradigma de uma sociedade dos cuidados agregado às realidades dos territórios”, complementou.

O Seminário Internacional realizado em Belém-PA reuniu cerca de 250 participantes de mais de 10 países e abordou temas como o desafio da territorialização das práticas; políticas e sistemas de cuidado na Região; a nacionalização de políticas e sistemas de cuidado; as experiências locais para a implementação dessas políticas; a apresentação de boas práticas em metodologias de diagnósticos, normativas e instrumentos focados em políticas de cuidados; a participação social e comunitária em cuidados; o financiamento de políticas e sistemas de cuidado; os desafios para o reconhecimento do cuidado como um direito; o investimento em cuidados como um investimento em sustentabilidade ambiental, além do cuidado como chave para o desenvolvimento econômico e social no G20.

Assista aos debates no canal de ONU Mulheres Brasil no Youtube.