• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Relatório da ONU sobre progresso dos ODS aponta que COVID-19 está comprometendo avanços sociais



09.07.2020


De acordo com o Relatório 2020 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo está progredindo – mesmo que de forma irregular e insuficiente – em áreas como melhora da saúde materna e infantil, expansão do acesso à eletricidade e aumento da representação das mulheres nos governos

 

Relatório da ONU sobre progresso dos ODS aponta que COVID 19 está comprometendo avanços sociais/ods noticias

Profissional de saúde coleta amostras para teste de COVID-19 no Hospital Estadual Mimar Sinan, em Istambul, Turquia. Foto: PNUD Turquia/Levent Kulu

 

O esforço global de 15 anos para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo por meio do alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 já estava fora de curso no fim de 2019.

Agora, em um curto período de tempo, a pandemia de COVID-19 desencadeou uma crise sem precedentes, causando interrupção no progresso dos ODS, com as pessoas mais vulneráveis e pobres do mundo sendo as mais afetadas, de acordo com um novo relatório lançado esta semana pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

De acordo com o Relatório 2020 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo está progredindo – mesmo que de forma irregular e insuficiente – em áreas como melhora da saúde materna e infantil, expansão do acesso à eletricidade e aumento da representação das mulheres no governo.

Mesmo assim, esses avanços foram contrabalanceados pelo aumento da insegurança alimentar, da deterioração do meio ambiente natural e das persistentes e generalizadas desigualdades.

Agora, a pandemia da COVID-19 tornou-se rapidamente a pior crise humana e econômica de nosso tempo, espalhando-se por todos os países, com o número global de mortes excedendo 500 mil, e o número de casos confirmados superior a 10 milhões.

“Como os Estados-membros reconheceram na Cúpula dos ODS, realizada em setembro de 2019, os esforços globais até o momento foram insuficientes para promover a mudança de que precisamos, colocando em risco as promessas da Agenda à geração atual e às futuras”, declarou o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Agora, devido à COVID-19, uma crise econômica, social e de saúde sem precedentes ameaça vidas e meios de subsistência, fazendo com que o alcance dos Objetivos seja ainda mais desafiador”, completou.

O Secretário-Geral enfatizou que a COVID-19 não afeta a todas e todos da mesma forma. “ Embora o novo coronavírus afete todas as pessoas e comunidades, isso não acontece de forma igualitária. Ao contrário, tem exposto e exacerbado desigualdades e injustiças.”

Utilizando os dados e estimativas mais recentes, este relatório de levantamento anual sobre o progresso, de forma transversal, dos 17 ODS mostra que são os pobres e os mais vulneráveis – incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados – os atingidos de forma mais dura pelos efeitos da pandemia da COVID-19. As mulheres também estão arcando com o impacto mais pesado desses efeitos.

Entre as principais conclusões do relatório:

Estima-se que 71 milhões de pessoas voltem à pobreza extrema em 2020, o primeiro aumento na pobreza global desde 1998. Perda de renda, proteção social limitada e aumento de preços significam que mesmo aqueles que estavam em segurança podem se ver em risco de enfrentar pobreza e fome.

O subemprego e o desemprego devido à crise significam que 1,6 bilhão de trabalhadores já vulneráveis na economia informal –metade da força de trabalho global – podem ser significativamente afetados, com suas rendas reduzidas em aproximadamente 60% no primeiro mês da crise.

A população mundial de mais de 1 bilhão de moradores de favelas está sob grave risco dos efeitos da COVID-19, sofrendo com a falta de moradia adequada, sem água encanada em casa, compartilhando banheiros, com pouco ou nenhum sistema de coleta de lixo, em transportes públicos superlotados e com acesso limitado às unidades de saúde formais.

Mulheres e crianças também estão entre os que mais sofrem com os efeitos da pandemia. A interrupção nos serviços de vacinação e de saúde e o acesso limitado aos serviços de nutrição e dieta têm o potencial de causar mais centenas de milhares de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade e mais dezenas de milhares de mortes maternas em 2020. Muitos países têm visto um surto no registro de violência doméstica contra mulheres e crianças.

O fechamento de escolas manteve 90% dos estudantes em todo o mundo (1,57 bilhão) fora das escolas e levou mais de 370 milhões a ficarem sem merenda escolar. A falta de acesso a computadores e à internet em casa significa que a aprendizagem a distância está fora do alcance de muitos. Aproximadamente 70 países relataram interrupções de moderadas a drásticas ou mesmo a suspensão dos serviços de vacinação infantil em maio e abril de 2020.

Quando mais famílias mergulham na pobreza extrema, crianças em comunidades pobres e desfavorecidas correm mais risco de trabalho, casamento e tráfico infantis. De fato, as conquistas globais na redução do trabalho infantil poderão ser revertidas pela primeira vez nos últimos 20 anos.

O relatório também mostra que a mudança global do clima ainda ocorre mais rapidamente do que o previsto. O ano de 2019 foi o segundo mais quente já registrado e o último da década mais quente (de 2010 a 2019). Enquanto isso, a acidificação dos oceanos está se acelerando, a degradação da terra continua, um número massivo de espécies está sob risco de extinção, e modelos de consumo e padrões de produção insustentáveis seguem sendo a regra .

O relatório anual, um esforço conjunto da comunidade estatística global, está sendo lançado no dia da abertura do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, em que líderes de governos e diferentes setores da sociedade se reúnem para traçar estratégias e esforços para implementar de forma integral os ODS. O relatório fornece dados essenciais que permitem tomadores de decisão orientarem seus esforços para uma recuperação sustentável.

“Os princípios nos quais os ODS foram estabelecidos são fundamentais para reconstruir melhor na recuperação pós-COVID-19”, disse o subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Liu Zhenmin.

“A busca contínua por esses Objetivos universais manterá os governos com foco no crescimento, mas também na inclusão, na equidade e na sustentabilidade. Nossa resposta coletiva à pandemia pode servir como ‘aquecimento’ a nossa preparação para prevenir uma crise ainda maior – isto é, a mudança global do clima, cujos efeitos já estão se tornando bem familiares.”, afirmou.

Para fazer o download do relatório: https://unstats.un.org/sdgs.

Sobre os Relatórios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os relatórios anuais fornecem uma visão geral dos esforços globais de implementação dos ODS até o momento, destacando áreas de progresso e pontos que demandam mais ação. Eles são preparados pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA, na sigla em inglês), com a contribuição de organizações internacionais e regionais e de agências, fundos e programas do Sistema ONU.

Diversos estatísticos nacionais, especialistas da sociedade civil organizada e da academia também contribuem com os relatórios. Para mais informações, acesse: https://unstats.un.org/sdgs/.

Sobre o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável
O Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável é o fórum global para promover liderança política, orientações e recomendações sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 ODS, adotados por unanimidade pelos líderes globais em 2015. O Fórum oferece a oportunidade para os países, a sociedade civil organizada e o setor privado destacarem os esforços realizados para o alcance dos ODS, a troca de ideias e boas práticas.

Para mais informações, acesse: https://sustainabledevelopment.un.org/hlpf/2020.