• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Secretário-Geral nomeia Sima Sami Bahous, da Jordânia, como diretora executiva da ONU Mulheres



16.09.2021


Ela traz para o posto na ONU Mulheres mais de 35 anos de experiência em liderança nas bases, nacional, regional e níveis internacionais, juntamente com a experiência em promover o empoderamento e os direitos das mulheres, abordando a discriminação e a violência e promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

 

Secretário Geral nomeia Sima Sami Bahous, da Jordânia, como diretora executiva da ONU Mulheres/onu mulheres diretoria executiva destaques

Bahous é reconhecida como defensora dos direitos das mulheres e meninas, igualdade de gênero e empoderamento das jovens, além da educação de qualidade, redução da pobreza e governança inclusiva
Foto: UN Photo/ Evan Schneider

 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, após consultas com os Estados-Membros e o Conselho Executivo da ONU Mulheres, anunciou, em 13 de setembro, a nomeação de Sima Sami Bahous, da Jordânia, como diretora executiva da ONU Mulheres. 

Ela sucede a Phumzile Mlambo-Ngcuka, a quem o secretário-geral é profundamente grato por seu compromisso e serviço dedicado na liderança da ONU Mulheres. O secretário-geral também deseja estender seus agradecimentos à Representante Especial das Nações Unidas sobre Violência Sexual em Conflitos, Pramila Patten, que continuará servindo como diretora executiva interina até que a Bahous assuma este cargo. 

Bahous é reconhecida como defensora dos direitos das mulheres e meninas, igualdade de gênero e empoderamento das jovens, além da educação de qualidade, redução da pobreza e governança inclusiva.  Ela traz para o posto na ONU Mulheres mais de 35 anos de experiência em liderança nas bases, nacional, regional e níveis internacionais, juntamente com a experiência em promover o empoderamento e os direitos das mulheres, abordando a discriminação e a violência e promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sima Bahous também atuou em dois cargos ministeriais na Jordânia como presidenta do Conselho Superior de Mídia de 2005 a 2008 e como conselheira do Rei Abdullah II de 2003 a 2005. Ela foi consultora de Mídia e diretora de Comunicação da Corte Real Hachemita de 2001 a 2003, diretora executiva em exercício da King Hussein Foundation de 2000 a 2001 e diretora executiva da Noor Al Hussein Foundation de 1998 a 2001. Ela também trabalhou para a UNICEF e com várias agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil, e lecionou estudos de desenvolvimento e comunicação em diferentes universidades na Jordânia. 

Bahous é PhD em comunicação de massa e desenvolvimento pela Indiana University, Estados Unidos, mestre em literatura e drama pela Essex University, Reino Unido, e bacharel em Literatura Inglesa pela Jordan University. Ela é fluente em Árabe e Inglês e proficiente em Francês.