• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Empresas com práticas pela igualdade de gênero podem concorrer ao 3º Prêmio WEPs, da ONU Mulheres, Pacto Global e parcerias, até 31/5



09.05.2019


Com apoio da União Europeia, premiação reconhecerá empresas do país com as melhores práticas pela igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades

Empresas com práticas pela igualdade de gênero podem concorrer ao 3º Prêmio WEPs, da ONU Mulheres, Pacto Global e parcerias, até 31/5/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres noticias igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio WEPs Brasil – Empoderando as Mulheres, voltado ao reconhecimento de empresas brasileiras com mais esforços para promover a igualdade entre homens e mulheres em seu ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades. Podem participar todas as empresas em operação no país, privadas e públicas, de diferentes setores e tamanhos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site premiowepsbrasil.com.br até 31 de maio de 2019.

A iniciativa é da ONU Mulheres e do Pacto Global, com apoio da União Europeia e OIT (Organização Internacional do Trabalho) por meio do programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios. O Prêmio WEPs tem como norte os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles) – lançados mundialmente pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres, em 2010, para reconhecer práticas, ações e campanhas adotadas nas companhias cujo propósito seja implantar uma cultura contínua pela equidade de gênero no ambiente de negócios.

“A ONU Mulheres entende que todas as empresas têm um papel crucial para o avanço da igualdade de gênero no país e considera que o empoderamento econômico das mulheres é um passo fundamental na trajetória por um mundo mais justo, desenvolvido e sustentável”, afirma Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil.

 

Empresas com práticas pela igualdade de gênero podem concorrer ao 3º Prêmio WEPs, da ONU Mulheres, Pacto Global e parcerias, até 31/5/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres noticias igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico

Ganha-Ganha – A edição 2019 do Prêmio WEPs tem como realizador o programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia. Além do Programa Ganha-Ganha, esta 3ª edição do Prêmio WEPs tem também o apoio financeiro das Lojas Renner e o apoio institucional de diferentes grupos que trabalham pela igualdade de gênero.

Para marcar o lançamento do 3º Prêmio WEPs, a ONU Mulheres reuniu, em 25 de abril, em São Paulo representantes de mais de 60 empresas para explicar as regras e os objetivos da premiação. O evento aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com participação de Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres no Brasil, Denise Hills, presidente da Rede Brasil do Pacto Global e Lise Pate, adida civil do setor de cooperação da delegação da União Europeia no Brasil, além de executivas das Lojas Renner.

Sobre a avaliação e a premiação – As empresas interessadas em participar têm até o 31 de maio para a inscrição, que deve ser feita por meio do premiowepsbrasil.com.br. É preciso responder a um questionário que irá contemplar fundamentalmente as ações das empresas para cada um dos sete princípios dos WEPs. A empresa não precisa ser signatária dos WEPs, mas precisa necessariamente ter iniciativas importantes para promover cada um desses princípios.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:
1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho é respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Assegurar a saúde, segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.
4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de fornecedores e de marketing que empoderem as mulheres.
6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa.
7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade de gênero
As empresas que alçarem a nota mínima nessa primeira fase (essa nota varia de acordo com o porte da empresa) receberão visita de um corpo técnico – formado por especialistas voluntários e voluntárias, sob coordenação da ONU Mulheres e demais responsáveis pelo Prêmio, que irão avaliar in loco as ações mencionadas.
O anúncio das empresas vencedoras acontecerá em setembro em grande evento a ser realizado pela ONU Mulheres e parceiros.

 

Empresas com práticas pela igualdade de gênero podem concorrer ao 3º Prêmio WEPs, da ONU Mulheres, Pacto Global e parcerias, até 31/5/principios de empoderamento das mulheres onu mulheres noticias igualdade de genero ganha ganha empoderamento economico

Edições anteriores – Já foram premiadas por seus compromissos com os WEPs no Brasil empresas como Furnas, Renault, Unilever (grande porte), Cene Home Care (médio porte) e Feito Brasil Cosméticos (micro e pequenas empresas). A primeira edição do prêmio, realizada em 2014, reuniu 186 companhias, das quais 75 estavam habilitadas tecnicamente para a disputa. Em 2016, na segunda edição, foram 49 finalistas.

Este ano, a expectativa é participem mais de 200 empresas na primeira fase processo. “Hoje, temos 209 companhias signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) no Brasil. A consciência sobre a importância de promover igualdade dos negócios vem evoluindo bastante, assim como as ações realizadas pelas empresas”, conclui Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres.

Sobre o Ganha-Ganha – Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios – É um programa regional da ONU Mulheres, em parceria com União Europeia (UE) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), para fortalecer a presença de mulheres no ambiente de negócios e também garantir mais oportunidades a negócios liderados por mulheres – no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica e Jamaica. O objetivo é promover o intercâmbio entre empresárias e empreendedoras latino-americanas e europeias, fortalecer associações e cooperativas femininas e, sobretudo, aumentar o número de empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês). Entre as ações do programa, está o desenvolvimento de ferramentas de auto diagnóstico oferecidas gratuitamente às empresas para que elas possam melhor compreender sua atuação para igualdade entre homens e mulheres, fortalecendo boas ações e melhores práticas, sempre em diálogo com empresas europeias.

Informações para a Imprensa:
Raquel Grisotto – consultora de Comunicação do programa Ganha-Ganha
(11) 99995 8617

Isabel Clavelin
Assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
(61) 3038 9140 | 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org