• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Marta Silva, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, desfilará na Marquês de Sapucaí com meninas do programa Uma Vitória Leva à Outra



18.02.2020


Acompanhadas de dirigentes da ONU Mulheres, na Ala de número 11, da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, elas levarão o esplendor das Nações Unidas em demonstração sobre como as mulheres têm atuado para transformar o mundo a partir dos valores da igualdade, empoderamento e justiça social

 

Marta Silva, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, desfilará na Marquês de Sapucaí com meninas do programa Uma Vitória Leva à Outra/uma vitoria leva a outra noticias marta igualdade de genero carnaval

 

Dezesseis adolescentes do programa Uma Vitória Leva à Outra, da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, acompanharão a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, neste sábado (22/2), em desfile da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Marta é homenageada pela colaboração ao esporte e ao empoderamento de mulheres e meninas. Ao grupo, estarão integradas a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza, e a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

“O carnaval é um momento de celebração e uma oportunidade importante para a consciência pública. Marta é uma vencedora e inspira as mulheres e os homens de hoje e das gerações futuras. Reforçará, na Marquês de Sapucaí, que as mulheres precisam de ações concretas para ter um presente e um futuro de igualdade. Uma mensagem poderosa nos 10 anos de atuação da ONU Mulheres em defesa dos direitos de mulheres e meninas em todo o mundo”, considera a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, título internacional que lhe outorga a defesa mundial pela igualdade de gênero, Marta Silva tem se dedicado, desde 2018, ao apoio ao trabalho da ONU Mulheres, em diferentes partes do mundo, para quebrar as barreiras de gênero no esporte, eliminar estereótipos e incentivar os sonhos e as carreiras de meninas e mulheres, especialmente na área esportiva. Desde 2019, ela é a única brasileira e única atleta destacada entre as 17 personalidades públicas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a convite do secretário-geral da ONU, António Guterres, para mobilizar apoios para ações mais ambiciosas e em escala para o alcance dos objetivos globais até 2030.

Marta desfilará em um carro alegórico no formato de uma chuteira dourada, com um emblema gigante da ONU, simbolizando o reconhecimento de sua jornada. Ela costuma dizer que deseja continuar contando sua história como uma forma de inspirar outras meninas a persistirem e alcançarem seus sonhos. “Eu não quero ser uma exceção”, diz Marta.

As adolescentes do programa Uma Vitória Leva à Outra e dirigentes da ONU Mulheres estarão reunidas na Ala de número 11, da Inocentes de Belford Roxo. Elas levarão as Nações Unidas para a Marquês de Sapucaí em demonstração sobre como as mulheres têm atuado para transformar o mundo a partir dos valores da igualdade, empoderamento e justiça social.

As 16 adolescentes representarão as mais de 1.000 concluintes do programa, da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, que se iniciou, no ano de 2016, como legado da Rio 2016. Nas arquibancadas, serão distribuídos 10 mil abanadores com a letra do samba-enredo da Inocentes de Belford Roxo e mensagens da campanha Geração Igualdade, simbolizando a união de gerações de mulheres do mundo em torno de futuro com igualdade, a ser impulsado pelo alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Adolescentes do programa Uma Vitória Leva à OutraUma Vitória Leva à Outra é um programa da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, em parceria com a ONG internacional Women Win e com a ONG brasileira Empodera. Legado das Olimpíadas Rio 2016, o objetivo do programa é fortalecer a autoestima e a liderança das adolescentes, para que possam influenciar as decisões que impactam suas vidas e viver uma vida livre de violências.

Durante nove meses, as meninas participantes, de 12 a 18 anos, têm acesso semanal à prática de esportes e a oficinas que trabalham habilidades e competências para a vida. Elas aprendem sobre autoestima e liderança, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, prevenção e eliminação da violência contra meninas e mulheres e empoderamento econômico. Saiba mais: http://www.umavitorialevaaoutra.org.br/

Geração Igualdade – Neste ano de 2020, a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim de 1995, resultado da 4ª Conferência Mundial da Mulher, completa 25 anos. Foi adotada por 189 governos comprometidos em adotar medidas estratégicas e ousadas em 12 áreas fundamentais: pobreza, educação e formação, saúde, violência, conflitos armados, economia, poder e tomada de decisão, mecanismos institucionais, direitos humanos, meios de comunicação social, ambiente e meninas.

Apesar de ser possível constatar alguns progressos, a produção de mudanças reais na vida de meninas e mulheres tem sido demasiado lenta. Até hoje, nenhum país alcançou plenamente a igualdade de gênero. Múltiplos obstáculos legais e culturais permanecem inalterados. Como resultado, as mulheres seguem sendo subvalorizadas, continuam a trabalhar mais, ganham menos, têm menos opções e experimentam múltiplas formas de violência em casa e em espaços públicos.

Para fazer avançar a concretização dos direitos de mulheres e meninas, a ONU Mulheres e parceiras estão promovendo a campanha mundial Geração Igualdade, que  demanda igualdade de remuneração, divisão igualitária do trabalho de cuidado e do trabalho doméstico não-remunerado, o fim do assédio sexual e de todas as formas de violência contra mulheres e meninas, serviços de saúde que atendam às suas necessidades e participação igualitária na vida política e na tomada de decisões em todas as áreas da vida. Saiba mais: onumulheres.org.br/geracao-igualdade/

 

Desfile de Marta Vieira, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na Inocentes de Belford Roxo
Data: 22 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: das 22h45 às 23h45 (concentração às 21h)
Local: Marquês de Sapucaí – Cidade Nova – Rio Janeiro/RJ
 

 

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil

Isabel Clavelin – isabel.clavelin@unwomen.org
61 3038 9140 | 98175 6315
onumulheres.org.br