• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Kenia Maria – Defensora dos Direitos das Mulheres Negras


Confira>> Galeria de fotos | Engajamentos
Acesse: Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 | onumulheres.org.br/kenia-maria

 

Kenia Maria – Defensora dos Direitos das Mulheres Negras/

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a ONU Mulheres Brasil anuncia a nomeação da atriz, escritora e roteirista Kenia Maria como Defensora dos Direitos das Mulheres Negras, em apoio à Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) e à iniciativa global Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero no marco da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

“É uma grande satisfação para a ONU Mulheres Brasil receber o voluntariado de Kenia Maria, cuja trajetória de vida tem sido marcada pela valorização da cultura e da arte negra em contraponto ao racismo e às desigualdades de gênero. Kenia tem se dedicado à literatura negra infantil e à defesa das religiões de matriz africana, o que agregará aos debates sobre os direitos das mulheres negras durante a Década Internacional de Afrodescendentes e as ações para acelerar a igualdade de gênero no Brasil em apoio à iniciativa global da ONU Mulheres Planeta 50-50 com paridade de gênero em 2030”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Kenia Maria – Defensora dos Direitos das Mulheres Negras/

Na sua primeira declaração como Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, Kenia Maria, diz: “Sinto uma enorme alegria e satisfação em saber que a ONU Mulheres, juntamente com a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas, tem, em sua agenda estratégica, o objetivo de mobilizar a sociedade para que a enorme demanda das mulheres negras seja ouvida. Tenho fortes razões para acreditar que mudanças estão por vir, e para mim é uma honra ser uma das defensoras desta causa. Na verdade, o nosso pedido é muito simples. Queremos apenas que a sociedade nos trate como humanas. Só isso”.

Kenia Maria, ainda, aponta, ainda: “trazer o debate das mulheres negras para o dia a dia da sociedade brasileira é uma das nossas emergências. Estamos gritando através de várias vozes femininas negras, de diferentes setores, idades e histórias, que somos muitas e que necessitamos ser ouvidas”.

Artigo:

25.07/2017 – Artigo de Kenia Maria, Defensora dos Direitos das Mulheres Negras: O racismo deu certo no Brasil?