• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Relatório com recomendações para a CSW65 ganha versão em Português



13.04.2021


Documento reúne orientações para apoiar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim e da Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 

Acesse aqui o relatório traduzido 

 

Entre os dias 5 e 8 de outubro de 2020, a ONU Mulheres reuniu um grupo de especialistas para a produção de um relatório que dá um panorama atual da situação das mulheres em diferentes partes do mundo. O material é criado para apoiar a 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW65, em inglês), que em 2021 tem como foco o tema Mulheres na vida pública: igualdade de participação na tomada de decisões, fim da violência, alcance da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas”. 

O documento, disponível no site de ONU Mulheres em uma tradução não oficial para o português, traz apontamentos do grupo independente de especialistas que não mantém vínculo com ONU Mulheres, mas oferecem um importante documento preparatório para a CSW. A Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres é uma das maiores reuniões anuais de lideranças mundiais. É neste encontro que organizações não-governamentais, especialistas, empresas, parceiras e parceiros das Nações Unidas e ativistas de todo o mundo se reúnem para discutir a situação dos direitos das mulheres e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todas as partes do mundo. 

No relatório que contou com a participação da cientista política Flávia Biroli como coordenadora da reunião ao lado de Emilia Sáiz, constam recomendações para apoiar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim e da Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo das recomendações é alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, garantindo a participação plena e efetiva das mulheres na tomada de decisões na vida pública, bem como a eliminação da violência. O documento resume o contexto, os desafios e as recomendações que foram discutidas e acordadas pelo grupo presente durante a reunião. As recomendações requerem um esforço global que reconheça a centralidade de meninos e meninas na mudança de atitudes e apoie a construção de coalizões entre feministas, partidos políticos, autoridades eleitas e comunidades de base.  

Ciclo de debates Entre os dias 22 e 25 de março de 2020, a ONU Mulheres e o Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília/Núcleo de Pesquisa Flora Tristán realizaram o evento virtual “Participação Política das Mulheres e Cotas no Brasil”. Com painéis diários transmitidos ao vivo no canal da ONU Mulheres no YouTube, o webinário reuniu um grupo de acadêmicas e acadêmicos, jornalistas e especialistas de diferentes áreas para uma série de debates que envolvem paridade política. Realizado com apoio do jornal Folha de S. Paulo, o ciclo de debates abordou assuntos que estão no foco da 65ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW65). 

A transmissão do ciclo de debates está disponível no canal da ONU Mulheres Brasil no YouTube.