• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

A cada 10 mulheres no mundo, 1 vive na extrema pobreza



08.03.2024


A cada 10 mulheres no mundo, 1 vive na extrema pobreza/dia internacional da mulher destaques csw

No Dia Internacional da Mulher, a ONU Mulheres pede ao mundo “Investir nas mulheres, acelerar o progresso” como a melhor maneira de acelerar o crescimento econômico e construir sociedades mais prósperas e igualitárias.

Em um momento em que guerras e crises estão erodindo as conquistas de décadas de investimentos em igualdade de gênero, isso é mais urgente do que nunca. Desde o Oriente Médio até o Haiti, Sudão, Mianmar, Ucrânia, Afeganistão e outros lugares, as mulheres pagam o preço mais alto por conflitos que não criaram. A necessidade de paz nunca foi tão urgente.

1 em cada 10 mulheres no mundo vive em extrema pobreza

A mudança climática está acelerando as persistentes lacunas de pobreza. À medida que a competição por recursos escassos se intensifica, os meios de subsistência são ameaçados, as sociedades se polarizam ainda mais e as mulheres suportam um fardo cada vez mais pesado:

  • 1 em cada 10 mulheres no mundo vive em extrema pobreza.
  • O número de mulheres e meninas vivendo em áreas afetadas por conflitos duplicou desde 2017; agora, mais de 614 milhões de mulheres e meninas vivem em áreas afetadas por conflitos. Nas áreas de conflito, as mulheres têm 7,7 vezes mais chances de viver em extrema pobreza.
  • Prevê-se que a mudança climática fará com que 236 milhões a mais de mulheres e meninas passem fome até 2030, o dobro dos homens (131 milhões).
  • Na idade laboral ótima, apenas 61% das mulheres estão no mercado de trabalho, em comparação com 90 por cento dos homens.

Não podemos continuar desperdiçando os benefícios que obteríamos com a igualdade de gênero. Mais de 100 milhões de mulheres e meninas poderiam sair da pobreza se os governos priorizassem a educação e o planejamento familiar, salários justos e iguais, e expandissem os benefícios sociais.

Poderiam ser criados quase 300 milhões de empregos até 2035 por meio de investimentos no setor de cuidados, como o fornecimento de creches e cuidados para idosos. E reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB per capita em 20% em todas as regiões.

A realidade atual está longe disso. Os programas dedicados à igualdade de gênero representam apenas 4% da assistência oficial para o desenvolvimento. São necessários US$360 bilhões adicionais por ano nos países em desenvolvimento para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Isso é menos de um quinto dos US$2,2 trilhões gastos globalmente em despesas militares em 2022, por exemplo.

Sabemos claramente em que áreas é necessário investir. Primeiramente, deve haver um investimento na busca pela paz. Além disso, os investimentos necessários incluem: leis e políticas que promovam os direitos das mulheres e meninas; transformação de normas sociais que eliminem barreiras à igualdade de gênero; garantir o acesso das mulheres à terra, propriedade, cuidados de saúde, educação e trabalho decente; e financiar redes de parcerias de mulheres em todos os níveis.

A ONU Mulheres também pede aos Estados-Membros na Comissão sobre a Situação das Mulheres, que começará em Nova York em 11 de março de 2024, que apoiem seus compromissos com a igualdade de gênero com investimentos. Os líderes mundiais têm agora a oportunidade de adotar conclusões que sejam concretas e progressistas por acordo, refletindo a necessidade crucial de financiar a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e as organizações de mulheres. Uma oportunidade que devem aproveitar pelo bem da igualdade, de nosso planeta e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.