• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Deputada Joênia Wapichana leva a voz do Brasil sobre mulheres indígenas e Covid-19 ao Fórum Geração Igualdade Paris



02.07.2021


Até esta sexta-feira (2/7), Fórum Geração Igualdade  Paris promove mais de 110 eventos projetados para impulsionar ações sobre igualdade de gênero. Na sua inauguração, encontro lançou o Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero, impulsionado por seis Coalizões de Ação, e o Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária 

 

Acesso ao site global  e ao site na versão em Português  Programação (em Espanhol)

 

No segundo dia do Fórum Geração Igualdade, um dos destaques da programação é o painel paralelo “Crises e oportunidades: Mulheres indígenas na pandemia”, que acontece nesta quinta-feira (1/7), das 13:20 – 14:05 (horário de Brasília; 6:20 – 7:05 CET – horário de Paris), na Sala República. O Fórum Geração Igualdade, que recebe inscrições até o fim do evento, em 2 de julho, está sendo transmitido ao vivo pelo site.

Com moderação de Tarcila Rivera Zea, presidenta executiva do Fórum Internacional de Mulheres Indígenas (Fimi), o painel reunirá a jovem ativista indígena da Guatemala, de “As Meninas Lideram” (tradução livre de “Las Niñas Lideran) Yeleny Juárez, a ministra de Culturas, Descolonização e Despatriarcalização da Bolívia, Sabina Cruz; a ministra de Relações Exteriores do Panamá, Erika Mouynes; e a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, María Noel Vaeza.

A representação brasileira estará a cargo da deputada federal Joênia Wapichana, coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, por meio de mensagem em vídeo.

 

Deputada Joênia Wapichana leva a voz do Brasil sobre mulheres indígenas e Covid 19 ao Fórum Geração Igualdade Paris/mulheres indigenas maria noel vaeza igualdade de genero geracao igualdade direitos humanos direitosdasmulheres covid19

 

O painel pretende evidenciar como as mulheres indígenas estão organizadas nas suas comunidades para enfrentar a pandemia Covid-19, incluindo estratégias inovadoras para resolver os problemas estruturais que aprofundaram a crise sanitária. Pretende promover o compromisso dos países de que a região incorpore as mulheres indígenas em seus planos de resposta e recuperação da crise, aprimorando estratégias para reverter as brechas de desigualdade e marginalização que limitam seu pleno desenvolvimento como ser humano e o exercício de seus direitos individuais e coletivos, como defendido na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Na América Latina e no Caribe existem cerca de 60 milhões de pessoas indígenas, aproximadamente 10% da população da região, embora essa proporção seja muito maior em países como Bolívia, Equador, Guatemala, México ou Peru. Pertencem a mais de 800 povos indígenas diferentes, as cerca de 30 milhões de mulheres e meninas indígenas enfrentam vários tipos de desafios, barreiras e oportunidades em contextos diferentes. 

Fórum Geração Igualdade – Em 30 de junho, o Fórum Geração Igualdade Paris lançou o Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero, impulsionado por seis Coalizões de Ação, e o Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária,  para acelerar a igualdade de gênero nos próximos cinco anos e enfrentar os riscos crescentes para os direitos das mulheres causados pela Covid-19. Estão previstos 40 bilhões de dólares em novos investimentos nas iniciativas, o que representa o maior aporte coletivo de recursos para a igualdade de gênero no mundo. 

O Fórum Geração Igualdade inclui mais de 110 eventos projetados para impulsionar ações sobre igualdade de gênero, incluindo um palco liderado por jovens. Mais de 25 anos após o marco histórico da Declaração e do Plano de Ação de Pequim, nenhum país até hoje pode alegar ter alcançado a igualdade de gênero. 

O Fórum Geração Igualdade representa um momento chave para as defensoras e os defensores da igualdade de gênero de todos os setores da sociedade – governos, sociedade civil, setor privado, empreendedores e empreendedoras, sindicatos, artistas, academia e influenciadoras e influenciadores sociais – para impulsionar ações urgentes e responsabilidade pela igualdade de gênero em todo o mundo.