• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Zika e direitos


Acesse o site da campanha Mais Direitos, Menos Zika: http://maisdireitosmenoszika.org

A epidemia do vírus Zika tem provocado diferentes impactos na vida das mulheres brasileiras, em idade reprodutiva, revelando a necessidade de fortalecer o acesso e a garantia de direitos e saúde sexual e reprodutiva. Em parceria, a ONU Mulheres, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos promoveram algumas ações de comunicação em favor dos direitos das mulheres em resposta ao vírus zika.

Enjagamento da embaixadora nacional da ONU Mulheres Brasil – A primeira fase da mobilização de comunicação da ONU Mulheres começou em março de 2016, por meio do engajamento voluntário da embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, na campanha nacional de comunicação do Ministério da Saúde de combate ao Aedes Aegypti e da série dos programetes de rádio Viva Maria com Saúde, apresentado pela jornalista Mara Régia. Especialistas em gênero, ativistas feministas e profissionais de saúde têm discutido saúde e direitos das mulheres. Os programetes de rádio são ofertados para cerca de 2.000 emissoras de rádio pela Empresa Brasil de Comunicação.

Zika e direitos/

Programetes de rádioLuiza Carvalho (ONU Mulheres Américas e Caribe), Emanuele Góes (mulheres negras), Jacqueline Pitanguy (direitos reprodutivos), Débora Diniz (pesquisas científicas e doenças congênitas do vírus zika), Jacira Melo (comunicação em saúde), Jurema Werneck (mulheres negras)

Cartazes e folhetos – A segunda fase da mobilização inclui ação em redes sociais e produção de folhetos e cartazes sobre saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos, para distribuição em unidades básicas de saúde, hospitais, escolas e organismos de políticas para as mulheres. Materiais atendem necessidades identificadas pelas mulheres: cartões digitais, folheto e cartazes.

Sala de Situação sobre Direitos das Mulheres – Em março de 2016, a ONU Mulheres, o UNFPA e a OPAS/OMS promoveram reunião com 25 organizações da sociedade civil e especialistas em saúde das mulheres, instalando Sala de Situação para acompanhamento e incidência política em prol do empoderamento das mulheres.

Campanha Mais Direitos, Menos Zikahttp://maisdireitosmenoszika.org